Espaços do hipercentro dão nova dimensão artística à cidade, mas ainda encontram barreiras para se firmar


Produtores querem diálogo para criação de políticas públicas


Há pouco tempo não parecia haver dúvida: o hipercentro de Belo Horizonte se anunciava como território promissor para a cultura da cidade. Afinal, é ali que movimentos espontâneos se reúnem, seja para manifestar sua arte – como fazem os MCs no já tradicional duelo – ou sua insatisfação, como foi o caso da Praia da Estação. Somada às manifestações autônomas da sociedade, o incremento dos espaços dedicados à arte no entorno, com aparelhos públicos e privados, contribuiu para fortalecer a vocação da área. 

A chegada do Museu de Artes e Ofícios à Praça da Estação, ao se somar ao veterano Centro Cultural da UFMG, ajudou a chamar a atenção para a vocação cultural da região. Na sequência, inaugurações promissoras deram ainda mais vitalidade ao terreno. O Centoequatro se revelou espaço aberto às experimentações visuais, musicais, se juntando ao Nelson Bordello, também como opção noturna. A representação da Funarte, instalada na antiga Casa do Conde de Santa Marinha, acolheu, entre outras áreas, o teatro e a dança. Logo, o Grupo Espanca! também concretizou o desejo de habitar o Centro. 

Porém, passada a onda da novidade, tal efervescência começa a dar sinais de que o avanço do chamado corredor cultural do hipercentro não pode ficar refém apenas da torcida dos cidadãos e de esforços isolados dos produtores.

A primeira baixa da região foi o Nelson Bordello, espaço conhecido por incentivar a cena musical independente de Belo Horizonte. Há dois meses o local está com o funcionamento suspenso para a regularização burocrática junto à prefeitura, já que nunca conseguiu a liberação de um alvará. “Estou tentando regularizar, mas não encontro um técnico capaz de escutar as minhas demandas. Estou engessado em um sistema de informática. Ninguém quer saber se desenvolvo um trabalho que não tem caráter exclusivamente privado, mas também cultural para a cidade. Isso não tem ressonância”, reclama o produtor cultural Bernardo Guimarães. 

Ainda que a reativação da sala de cinema do Centoequatro esteja marcada para agosto, a programação do galpão histórico na Praça Rui Barbosa também pôs o pé no freio. Além do fechamento do restaurante (que inclusive tem vocação para se transformar em escola), a festa Gafieira, realizada com sucesso em sete temporadas, não tem data para voltar à agenda. Isso sem falar no potencial teatral do espaço, ainda inexplorado. “O que acontece é que a gente vai perdendo gás. Você faz, faz, faz e só encontra barreiras”, diz a coordenadora Inês Rabelo. 

Uma das surpresas recentes para a casa veio com o início das obras na Avenida Santos Dumont. “Não recebi nenhuma comunicação oficial informando as mudanças na região”, denuncia. Falta de estacionamento nas imediações também é tema frequente de reclamações, além da falta de segurança. “Temos conversas e mais conversas, estabelecemos forças de trabalho com a polícia, mas ao longo das semanas vai se enfraquecendo até sumir”, conta Léo Cesário, integrante do coletivo Família de Rua, responsável pelo Duelo de MCs. 


Leia mais em: http://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_19/2012/07/15/ficha_musica/id_sessao=19&id_noticia=55541/ficha_musica.shtml

Receba cupons especiais!

Receba cupons especiais!
Inscreva-se agora, é grátis!

Postagens mais visitadas deste blog

Como Sites Hub melhoram seu tráfego

Outras fontes!

Folha de S.Paulo - Ilustrada - Principal

CNN Brasil

InfoMoney

Contato

Contato
Clic e faça contato!