Gestão: Ciclo de boas práticas


Elaborar uma proposta cultural requer que estejam em mente os principais estruturadores de um projeto: objetivos, justificativas, metas, atividades, orçamentos detalhados e cronograma. Enfim, não é novidade para os que habitam o universo da gestão de projetos que estes itens são indispensáveis.
Agora, aproveitar ao máximo o que uma proposta pode obter requer organização e o seguimento de um clico de ações que são determinantes. Por exemplo: ter um projeto elaborado e precisar refazê-lo todas as vezes que há um processo de inscrição em editais de incentivo à cultura, é uma falha de organização que muitos empreendedores culturais cometem. O ideal é ter um projeto matriz onde sejam esgotadas as possibilidades em termos de questões sobre a proposta.
Outra etapa deste ciclo de boas práticas é desenvolver um clipping diário para monitoramento de oportunidades, de identificação de parceiros e de possíveis patrocinadores. Não é uma tarefa complicada, mas é preciso ser rigoroso e não deixar de executa-la diariamente. Também existem as informações que são coletadas a partir de contatos pessoais, em congressos, seminários, entrevistas e estas também merecem atenção e registro.
Mapear as oportunidades e responde-las com destreza e eficiência é outro desafio a que poucos gestores estão dispostos. O segredo é a rotina e o foco nas metas traçadas inicialmente. E aqui se ressaltam as metas estratégicas, aquelas que são definidas antes mesmo da proposta cultural tomar forma. Ou seja, uma metodologia de trabalho e uma rotina que sustenta a execução de vários projetos e não uma única ação isoladamente.
Um ciclo de boas práticas requer mão-de-obra especializada e, para os que contam com recursos escassos, uma pequena “ajudinha” vai bem, também!  Está provado que ser o zagueiro, o artilheiro e o goleiro ao mesmo tempo, põem em risco a possibilidade de resultados finais positivos. Portanto, contar com parceiros para elaboração, captação de recursos, monitoramento e gestão de projetos culturais nada mais é que fazer a economia criativa mover-se, gerar oportunidades e ainda, maximizar o potencial de suas propostas culturais.
 Experimente adotar o ciclo de boas práticas em sua gestão e observe os resultados. Compartilhe sua experiência (dúvidas, discordâncias, sucessos) conosco através do endereço: http://apsacultura.yolasite.com/


Fonte: Binóculo Cultural | APSA.

Receba cupons especiais!

Receba cupons especiais!
Inscreva-se agora, é grátis!

Postagens mais visitadas deste blog

Como Sites Hub melhoram seu tráfego

Outras fontes!

Folha de S.Paulo - Ilustrada - Principal

CNN Brasil

InfoMoney

Contato

Contato
Clic e faça contato!