Pensador italiano Domenico de Masi fala sobre economia criativa na Av. Paulista


Publicado Por: Alessandra Jarussi
Pensador italiano Domenico de Masi fala sobre economia criativa na Av. Paulista
Divulgação
A Associação Paulista Viva promove um encontro com o sociólogo italiano Domenico De Masi nesta quarta-feira no auditório do Hospital Santa Catarina, em São Paulo. A iniciativa integra o programa Avenida Paulista Viva e Sustentável, em seu Núcleo de Economia Criativa (NEC), que tem como finalidade estimular iniciativas que valorizem e difundam a criatividade e os mercados a ela ligados, propiciando um ambiente urbano mais oportuno aos cidadãos. 



A programação de Domenico De Masi  em São Paulo se inicia no dia 30 de outubro, quando ele chega à cidade. O sociólogo percorrerá a Avenida Paulista por alguns pontos simbólicos considerados exemplos de economia criativa. Em seguida, participará de um almoço com integrantes do Núcleo de Economia Criativa do programa “Avenida Paulista Viva e Sustentável”, da Associação Paulista Viva. Na manhã de quarta-feira, 31, ocorre o encontro com representantes da sociedade civil, que é aberto às pessoas que previamente se credenciaram pelo telefone (11) 3251-0499.

A reunião servirá para agregar novos paradigmas não somente aos participantes do Núcleo de Economia Criativa do programa Avenida Paulista Viva e Sustentável, da Associação Paulista Viva. A iniciativa é voltada para todos que frequentam a Avenida Paulista e que podem vivenciar esse novo olhar sobre o trabalho. Além do encontro, uma exposição de produtos feitos por artistas e artesãos com atividades relacionadas à economia criativa ocorrerá no Conjunto Nacional, que também abrigará a exposição Meninas do Brasil, do artista plástico Geraldo Lacerdine, especialmente montada para a ocasião – saiba tudo sobre a mostra (aqui).

Sociólogo e pensador
Domenico De Masi é autor de diversos livros, como “Emoção e a Regra”, onde analisa as estratégias e as formas organizacionais que tornaram possíveis algumas experiências de idealização coletiva, mostrando como esses grupos conseguiram ser criativos em plena era da produção em série. Outros títulos do escritor, que já esteve no Brasil em diversas oportunidades, são "O Ócio Criativo", "O Futuro do Trabalho" e “Desenvolvimento Sem Trabalho”. Ele é um dos mais polêmicos e inovadores pensadores da era pós-industrial, com um público amplo e heterogêneo composto por empresários, professores, estudantes. De Masi é admirador da cultura brasileira, tendo sido agraciado com o título de Cidadão Honorário da Cidade do Rio de Janeiro.

“Ao colocar o tema “economia criativa” em pauta, a Associação Paulista Viva alinha-se com as práticas do novo milênio e proporciona oportunidade única aos participantes de se adequarem a novos paradigmas para o desenvolvimento”, afirma Antônio Carlos Franchini Ribeiro, Presidente da Associação Paulista Viva. Ele conta que a entidade está convidando a sociedade civil e empresários a discutir o assunto em conjunto, com o intuito de desenvolver a questão por meio de ações integradas na Avenida Paulista.

Para Vilma Peramezza, Presidente do Conselho da Associação Paulista Viva, Superintendente do Conjunto Nacional e responsável pela coordenação do NEC, “a instalação desse projeto por De Masi será um ponto de integração para as áreas de cultura, lazer e gastronomia, com parceria das universidades e outras instituições da avenida e outros programas que se estenderão pelos próximos anos”.

Objetivos ambiciosos
A Associação Paulista Viva pretende que toda a economia criativa da Avenida Paulista, representada pelos seus centros culturais, cinemas, teatros, livrarias, restaurantes, universidades e, seu maior orgulho, o Masp, seja elevada à importância que tem para toda a sociedade, servindo de espaço/palco para mais de um milhão de pessoas que circulam pelo local.

Espaço para os que trabalham, moram ou ocupam os hotéis, as faculdades e seu comércio, hoje a Paulista não é mais a avenida dos barões do café nem o “centro financeiro” do Brasil. É, porém, o local onde a economia pulsa com vigor. Para esses novos tempos, a Associação Paulista Viva está desenvolvendo seu Núcleo de Economia Criativa (NEC), para servir de espaço ao desenvolvimento dessa nova concepção de trabalho criativo em grupo.

O mentor dessas ideias modernas é Domenico De Masi, que a Associação Paulista Viva traz para um encontro com representantes da população, dos empresários, dos poderes públicos, da sociedade civil que congrega para a implantação definitiva do referido núcleo.

Informações
Domenico De Masi fala no NEC/APV – Núcleo de Economia Criativa da Associação Paulista Viva
Local: Auditório do Hospital Santa Catarina
Av. Paulista, 200 – São Paulo/SP.
Data e horário: 31 de Outubro 2012, quarta-feira, às 9h30
Entrada franca (mediante confirmação prévia)

Sobre a Associação Paulista Viva
A Associação Paulista Viva é uma organização da Sociedade Civil de interesse Público e sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade de vida, preservação, segurança e valorização da região da Avenida Paulista. Seu trabalho consiste em estimular ações de relevância social e incentivar a cultura e a arte em todas as suas manifestações, contribuindo para a conservação e o enriquecimento do patrimônio histórico e cultural da região e da cidade de São Paulo.

PRATIQUE SAÚDE ❤️🏅⭐

PRATIQUE SAÚDE ❤️🏅⭐
Inscreva-se agora, é grátis!

Postagens mais visitadas deste blog

Como Sites Hub melhoram seu tráfego

Outras fontes!

Folha de S.Paulo - Ilustrada - Principal

CNN Brasil

InfoMoney

Contato

Contato
Clic e faça contato!