Funarte reinaugura a Escola Nacional de Circo


No dia 17 de dezembro, a ENC volta ao seu local de origem: a Praça da Bandeira, no Rio de Janeiro


Depois de três anos no pátio da Estação de Ferro Leopoldina, em Santo Cristo, Rio de Janeiro, a Escola Nacional de Circo – da Fundação Nacional de Artes – se prepara para voltar à Praça da Bandeira, também na Zona Norte da cidade. A Funarte reinaugura a ENC no dia 17 de dezembro, segunda-feira, às 19h, com o espetáculo Cine Circo dos formandos 2012. Em 2009, a Escola havia deixado o terreno que sempre ocupou devido às obras de expansão do metrô na região. O local é ponto tradicional de armação de circos, desde o século XIX.
Referência no ensino de arte circense e única escola diretamente mantida pelo Ministério da Cultura, a ENC foi criada pelo trapezista Luiz Olimecha e completou 30 anos em 2012. Fazem parte do corpo docente da Escola profissionais com mais de 30 anos de carreira. Lá são realizados cursos regulares de formação e reciclagem de artistas, cuja admissão é por edital público. Jovens a partir dos 14 anos podem fazer a prova para ingressar na Escola, onde aprendem acrobacias de solo (saltos e cama elástica), aérea (trapézio e bambu e outras), equilíbrio (arame, monociclo e perna-de-pau), malabarismo, entre outras técnicas. São 130 alunos por semestre e o curso tem duração de 3 anos e meio.
Entre os ex-alunos famosos, estão o ator Marcos Frota – que tem sua própria companhia; os acrobatas Carlos Márcio, Júlia Parrot e Kátia Thompson (Cirque du Soleil); o contorcionista Robson Assunção, que é chamado para circos do Brasil e do exterior (como o Ringling Bros., EUA). Também estudaram na ENC Raquel Rache, do Archaos (França); e Luiz Carlos Vasconcellos (o palhaço Xuxu, conhecido nacionalmente). Ao se estabelecer como legítimo espaço cultural e pedagógico direcionado ao circo, a Escola Nacional de Circo cria meios de preservar e difundir a tradição milenar dessa arte. Aberta à reflexão e à experimentação, contribui também para a renovação das linguagens circenses. A Escola está sob a responsabilidade do Centro de Artes Cênicas da Funarte.
Cine Circo, espetáculo de reinauguração, realizado pelos alunos que se formam em 2012 terá o cinema como temática.
Reinauguração da Escola Nacional de Circo / Funarte
17 de dezembro de 2012, segunda-feira, às 19h

Praça da Bandeira, Rio de Janeiro (RJ)
Aberto ao público
Entrada franca
Vagas limitadas

PRATIQUE SAÚDE ❤️🏅⭐

PRATIQUE SAÚDE ❤️🏅⭐
Inscreva-se agora, é grátis!

Postagens mais visitadas deste blog

Como Sites Hub melhoram seu tráfego

Outras fontes!

Folha de S.Paulo - Ilustrada - Principal

CNN Brasil

InfoMoney

Contato

Contato
Clic e faça contato!