Forró será indicado para se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade


A iniciativa é da União Nacional dos Estudantes com o apoio do Ministério da Cultura

Divulgação/Empresa Brasil de ComunicaçãoForró será indicado para se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da HumanidadeAmpliar
  • Forró será indicado para se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
Projeto da União Nacional dos Estudantes (UNE) de fazer com que o Forró seja considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade será apoiado pelo Ministério da Cultura. A secretária executiva da pasta, Jeanine Pires, afirmou nessa quinta-feira (24), durante a 8ª Bienal de Arte e Cultura da UNE, que o ministério irá com os estudantes ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) levar o projeto adiante.
“Fiquei muito feliz quando o frevo entrou nesse rol das preciosidades que temos. O forró, com toda a sua raiz e significância, tem chance de se tornar patrimônio e representar o País no mundo”, disse Jeanine. 
A inscrição do Frevo - Expressão Artística do Carnaval do Recife, em Pernambuco, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade foi aprovada, por unanimidade, na 7ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, no dia 5 de dezembro de 2012.
A secretária também convidou os estudantes a participarem ativamente da divulgação da cultura brasileira nos grande eventos que o País sediará: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. De acordo com Jeanine, o ministério tem como uma das prioridades a juventude e, por isso, a cultura nas universidades deve receber incentivos do ministério.
O presidente da UNE, Daniel Iliescu, afirmou que, quando as atividades da bienal se encerrarem, a entidade se reunirá com o Iphan para encaminhar o pedido e acompanhará os trâmites junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Forró
O forró é o principal ritmo nativo do sertão nordestino. Popular em todo o Brasil, sua disseminação se deu por meio da imigração dos nordestinos para outras regiões do País. 
Como patrimônio imaterial da humanidade, o forró será protegido a fim de que permaneça vivo para as gerações futuras. O título é concedido pela Unesco. A lista de patrimônios culturais imateriais reúne, atualmente, 232 elementos de 86 países.

Bienal de Arte e Cultura
A 8ª Bienal de Arte e Cultura da UNE é considerada o maior evento estudantil da América Latina e deve reunir em Olinda cerca de 10 mil estudantes de todos os estados brasileiros. O evento acontece desde a última terça-feira (22) e termina neste sábado (26).
A bienal une política estudantil e cultura em mostras de teatro, música e cinema, seminários de esportes, além de apresentações de trabalhos acadêmicos e de extensão. O tema desta edição é A Volta da Asa Branca, uma Homenagem ao Sanfoneiro Luiz Gonzaga, cujo centenário foi comemorado em 2012. As atividades são gratuitas e abertas à comunidade. A programação completa pode ser consultada no site da bienal. 

Fonte: Portal Brasil

Receba cupons especiais!

Receba cupons especiais!
Inscreva-se agora, é grátis!

Postagens mais visitadas deste blog

Como Sites Hub melhoram seu tráfego

Outras fontes!

Folha de S.Paulo - Ilustrada - Principal

CNN Brasil

InfoMoney

Contato

Contato
Clic e faça contato!