Presidente da FCP participa de missão ministerial nos EUA


Por Drielly Jardim
Em primeira viagem oficial após assumir a Fundação Cultural Palmares (FCP), o presidente Hilton Cobra embarcará, nesta quarta-feira (13), para uma visita de sete dias aos Estados Unidos. Trata-se de uma missão ministerial, onde Cobra acompanhará a ministra da Cultura, Marta Suplicy, aos principais museus de história de Washington e Nova York.
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, o chefe da Assessoria Internacional do Governo do Distrito Federal (GDF), Odilon Frazão e os secretários de Desenvolvimento Econômico, Comunicação, Cultura e Turismo do DF, Gutemberg Uchôa, Ugo de Barros Braga , Hamilton Pereira da Silva e Luis Otávio Neves também acompanham a comitiva.
A missão tem como objetivo conhecer experiências de museus virtuais e trocar informações com representantes de entidades culturais americanas vinculadas à temática afrodescendente. A proposta é fomentar as diretrizes básicas da elaboração de projeto executivo, construção e funcionamento do Museu Nacional Afro-brasileiro de Cultura e Memória.
Um dos locais a serem conhecidos é o Museu Nacional de História e Cultura Afro-americana, que será um local de visitação sobre a riqueza e diversidade da cultura afro-americana. Em 2007, o espaço se tornou o primeiro grande museu a ser inaugurado na web, antes de ter uma estrutura física. A principal característica é a utilização do chamado livro de memória, que permite que os cidadãos contribuam com imagens, histórias e arquivos em áudio, para destacar experiências únicas na cultura afro-americana.
O presidente da FCP tem ainda um encontro marcado com o diretor de Parcerias e Programas Internacionais do Museu de História e Cultura Afro-americana, John W. Franklin; o diretor do Centro de Folclore e Patrimônio Cultural do Instituto Smithsonian; e o diretor e curador do Folklife Festival, Daniel Sheehy. Na reunião será discutida a construção de uma parceria entre a Fundação Palmares e o Instituto Smithsonian.
Estão previstas ainda visitas ao Newseum, Museu de História Afro-americana, Smithsonian Institute (Instituto Smithsonian), National Museum of African Arts  (Museu Nacional de Artes Africanas), Whitney Museum of American Art (Whitney – Museu de Arte Americana), Schomburg Center ( Centro de Pesquisa de Cultura Negra) e ao Museum of Modern Art ( Museu de Arte Moderna).
Preservação da Cultura Afro-brasileira – Primeiro equipamento do Governo Federal a tratar da história e cultura da população negra brasileira, o Museu Nacional Afro-brasileiro de Cultura e Memória deve se tornar um verdadeiro centro de referência da cultura negra. Um espaço de resgate da memória, lugar de investigação, interpretação, mapeamento da documentação e preservação cultural, com sede em Brasília/DF e será administrado pela Fundação Cultural Palmares.

PRATIQUE SAÚDE ❤️🏅⭐

PRATIQUE SAÚDE ❤️🏅⭐
Inscreva-se agora, é grátis!

Postagens mais visitadas deste blog

Como Sites Hub melhoram seu tráfego

Outras fontes!

Folha de S.Paulo - Ilustrada - Principal

CNN Brasil

InfoMoney

Contato

Contato
Clic e faça contato!