Seminário Internacional em São Paulo


O evento vai girar em torno dos sistemas de informação e acervos digitais de Cultura
A Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do Ministério da Cultura realizará entre os dias 11 e 13 de março, em São Paulo, o Seminário Internacional Sistemas de Informação e Acervos Digitais de Cultura. O encontro reunirá gestores públicos e privados, pesquisadores e comunidade acadêmica interessados em sistemas de informações culturais com interfaces colaborativas e arranjos de integração para acervos digitais de bibliotecas, arquivos e museus.
O objetivo do evento é  fomentar o debate técnico qualificado no tema com o intuito de impulsionar a reflexão em torno da formulação de uma política nacional para acervos digitais.
Outro objetivo do encontro é o de apresentar os resultados da parceria entre o Ministério da Cultura (MinC)  e a União Europeia, concretizada por meio do Programa de Cooperação ‘Diálogos Setoriais UE-Brasi’l, que envolveu a realização de missões técnicas a instituições europeias que trabalham com sistemas de informação ou são mantenedoras de acervos culturais e de patrimônio.
O seminário será realizado no auditório István Jancsó da Biblioteca Mindlin-USP (Brasiliana-USP), localizado na Rua da Praça do Relógio, nº 109, Cidade Universitária, na capital paulista.
A programação vai ilustrar as três dimensões envolvidas neste desafio: a dimensão técnica; a dimensão da articulação política; e a dimensão dos arranjos institucionais necessários para prover sustentabilidade aos projetos que envolvem conteúdos digitais mantidos em instituições públicas de cultura.
Os Diálogos Setoriais são uma nova dinâmica de cooperação entre a União Europeia (UE) e os países emergentes, dentre eles o Brasil. O projeto “Apoio aos Diálogos Setoriais UE-Brasil” foi lançado em 2008 e é coordenado conjuntamente pela Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e pela Delegação da União Europeia no Brasil (Delbra).
O objetivo é aprofundar a parceria estratégica entre o Brasil e a UE por meio do apoio ao intercâmbio de conhecimentos técnicos sobre temas de interesse mútuo. Assim, a Secretaria de Políticas Culturais do MinC realizou missões com a intenção de conhecer padrões de metadados utilizados mundialmente para a formação e desenvolvimento da Política de Digitalização de Acervos.
Acervos Digitais  
De acordo com a SPC, no momento em que, no âmbito da realização do Plano Nacional de Cultura, implementou-se o SNIIC, Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais, é oportuno explorar as possibilidades que plataformas digitais públicas podem oferecer para o acesso qualificado às informações culturais.
Ao abranger nesta reflexão a questão do acesso integrado aos acervos em processo de digitalização nas instituições que integram o Sistema MinC , foi criada a possibilidade de formulação de um plano nacional para acervos digitais.
Para a Secretaria de Políticas Culturais do MinC, o tema é importante para todos que se preocupam com a memória nacional (preservação), com o acesso à cultura em meio digital (democratização) e com a presença qualificada dos conteúdos do patrimônio cultural da língua portuguesa na rede mundial.
O seminário oferecerá reflexão conjunta sobre os novos elementos técnicos inseridos no campo e como tais elementos podem se tornar objeto de novas iniciativas de cooperação.
Mais informações:  culturadigital@cultura.gov.br ou pelo telefone (61) 2024-2230.
Acesse aqui o blog do seminário.
Entre  aqui  e faça a sua inscrição.
Veja a programação
(Texto: SPC/MinC)

Fonte: MinC

PRATIQUE SAÚDE ❤️🏅⭐

PRATIQUE SAÚDE ❤️🏅⭐
Inscreva-se agora, é grátis!

Postagens mais visitadas deste blog

Como Sites Hub melhoram seu tráfego

Outras fontes!

Folha de S.Paulo - Ilustrada - Principal

CNN Brasil

InfoMoney

Contato

Contato
Clic e faça contato!