SNIIC possibilitará análise da cultura brasileira em amplitude e profundidade (só depende da ampla participação dos gestores)

Da redação do BINÓCULO CULTURAL – Ana Paula Sena

O encontro de gestores culturais para apresentação da plataforma SNIIC (Sistema Nacional de informações e indicadores culturais) que aconteceu ontem, dia 06 de junho, na FUNARTE MG, apresentou uma ferramenta robusta e preparada com cuidado especial por parte do Ministério da Cultura. Após aproximadamente 10 anos de estudos no desenvolvimento do SNIIC e investimentos da ordem dos 2 milhões de reais, a plataforma foi desenvolvida para atender diversas necessidades informacionais na gestão dos recursos destinados à cultura, inclusive, no que está relacionado às desigualdades observadas em todo território brasileiro.

Importante ressaltar que todo este trabalho será efetivo a partir do envolvimento dos gestores e profissionais da cultura na inserção de informações atualizadas. Esta inclusive é uma das orientações, que os usuários do SNIIC devem manter suas informações atualizadas na plataforma de maneira que possam ser vistos por outros profissionais do setor e até contemplados em editais de incentivo a cultura. E, atentem para o seguinte fato, possivelmente esta plataforma será extremamente útil para corrigir equívocos da distribuição de recursos municipais, estaduais e federais.

Para acessar o SNIIC, o usuário deve utilizar o mesmo ID do Salic (Salicweb – Sistema de propostas culturais do Ministério da Cultura) - o que é uma inteligente decisão por parte dos desenvolvedores da plataforma SNIIC, reduzindo a complexidade e diminuindo a duplicidade de dados para acesso aos sistemas. Além disso, o SNIIC funcionará também como uma rede social da gestão de cultura no país, sendo uma maneira de mapear e conhecer espaços geográficos de atuação dos profissionais.

O SNIIC apresenta os seguintes pressupostos: livre participação do cidadão; formato típico de redes sociais; gerenciamento ID única; gerenciamento de reputação; dados abertos; aplicações e serviços com base em APIs; informações geoferenciadas; flexibilidade para interfaces de captação de dados; views diferenciados para públicos distintos (gestores públicos , privados, sociedade em geral); escalabilidade para registro, indexação, guarda e disponibilização de acervos digitais; manutenção flexível das tabelas interfaces.

E mais, objetiva atender a seguinte abrangência: cultura brasileira no Brasil e no mundo; todos os trabalhadores da cultura; equipamentos culturais públicos e privados; gestores culturais públicos e privados; monitoramento do Plano Nacional; monitoramento dos planos estaduais, municipais e setoriais; investimentos públicos e privados em cultura; formação profissional e acadêmica para as áreas da cultura; agendas culturais; controle social; cartografia da diversidade e mapa da cultura; legislação cultural; cadeias produtivas da cultura; registro unificado de obras intelectuais; iniciativas da sociedade.

Acrescente-se a este evento que o próprio Salic está sendo renovado com a ampliação de seus potenciais de gestão, e ainda, o Ministério da Cultura vem fazendo uma importante interlocução com patrocinadores extremamente significativos do setor cultural. Uma forma mais eficiente de gerenciar recursos, projetos e agregar patrocinadores.

Está na hora dos gestores culturais olharem suas informações com o mesmo tratamento especial que foi dado no desenvolvimento do SNIIC e, a partir disso, inscrever-se na plataforma sabendo que seu papel será essencial na construção da massa de informações que nos dirão para onde caminhar e como melhorar a cultura e a gestão da cultura no Brasil.

Sugiro que você faça o quanto antes sua inscrição no SNIIC e observe progressivamente como este sistema poderá nos revelar não apenas onde estão sendo realizados os projetos, mas quais são os atores que se organizam em torno deles. O acesso ao SNIIC é através do endereço eletrônico: http://sniic.cultura.gov.br/index.php.

Parabéns ao MinC, pelo Salic e pelo SNIIC!

Comentários

Receba cupons especiais!

Receba cupons especiais!
Inscreva-se agora, é grátis!

Postagens mais visitadas deste blog

Como Sites Hub melhoram seu tráfego

Outras fontes!

Folha de S.Paulo - Ilustrada - Principal

CNN Brasil

InfoMoney

Contato

Contato
Clic e faça contato!