Boas práticas nas escolas estaduais de Minas


Série de vídeos revela boas práticas nas escolas estaduais de Minas. Primeira reportagem, produzida pela Rede Minas, mostra o projeto Pão e Vida, uma ideia que estimula a criatividade de alunos em BH através da poesia.








Projeto Pão e Vida estimula, de uma maneira criativa, as crianças a ler e a escrever

Encontro com 600 educadores estimula a troca de experiências pedagógicas de sucesso. A partir desta segunda-feira (15), a Rede Minas, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), exibe uma série especial de 30 vídeos – sendo um por semana – em vários horários da sua grade de programação.

No ensejo do 1º Congresso de Boas Práticas Educacionais da Rede Pública do Estado de Minas Gerais, realizado em Jaboticatubas de 15 a 19 de outubro, as reportagens trazem exemplos de ações pedagógicas exitosas adotadas pelas escolas estaduais mineiras em diferentes áreas, como sustentabilidade, cultura, leitura, ensino de matemática e educação especial. Os vídeos também estarão disponíveis na Agência Minas.
A primeira reportagem é sobre a Escola Estadual Duque de Caxias, uma das participantes do projeto Pão e Vida, que estimula, de uma maneira criativa, as crianças a ler e a escrever. Além dos tradicionais pãezinhos, os saquinhos de pães de várias padarias da região do Barreiro, em Belo Horizonte, carregam poemas escritos pelos alunos.
As criações dos estudantes estão impressas em cerca 250 mil embalagens de papel ecologicamente corretas. Os temas que inspiram os jovens poetas vão desde a queda do dente de uma colega de turma até a importância da poesia. Outras escolas da capital mineira também participam do projeto.
“Eu achei muito legal quando vi o meu texto no saquinho de pão. Ele ficou muito bonito e deixou o saquinho diferente daqueles que nós vemos todos os dias. Fiz um poema pensando no meu primo, que ainda é um bebê”, afirma o ex-aluno da Duque de Caxias, Raniel Adriano de Souza Araújo, de 11 anos.
A estudante Vanessa Reis, de 11 anos, escreveu sobre sua preocupação com a poluição do planeta. “O professor pediu para escrevermos um texto sobre o meio ambiente. Escrevi sobre a poluição porque é um tema muito importante”, conta Vanessa, que ficou emocionada ao ver seu poema impresso no saquinho.
Nas padarias, a novidade também agradou. Segundo o operador de caixa de um estabelecimento do Barreiro, Adair Lopes Morais, os textos fizeram sucesso entre os clientes. “Já li algumas poesias e elas são muito bonitas. Os fregueses estão gostando muito. Eles sempre querem levar embalagens com poemas diferentes”, relata.
O Pão e Poesia está em sua 3ª edição. Desde que o Projeto foi criado já foram distribuídas cerca de 700 mil embalagens. Antes de criar seus próprios poemas, os estudantes participaram de oficinas de sensibilização poética oferecidas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Em 2010, as oficinas foram apresentadas para mais de 400 alunos de 10 escolas localizadas próximas à V&M do Brasil, patrocinadora do projeto.

Série de reportagens
Na série produzida pela Rede Minas, os vídeos possuem cerca de dois minutos e serão exibidos semanalmente, em diversos horários. Além disso, o internauta também acompanhar o dia-a-dia do 1º Congresso de Práticas Educacionais da Rede Pública do Estado de Minas Gerais por meio de um telejornal especial que vai ao ar durante todos os dias do evento, a partir desta terça-feira (16), sempre às 12h, até sexta-feira (19).
O telejornal e os vídeos podem ser conferidos no site da Secretaria de Educação ou da Agência Minas.

O congresso, que tem a a participação da Ouvidoria Geral do Estado, é organizado pela Magistra - Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores. No evento, são esperados cerca de 600 educadores de todo o Estado, que irão se encontrar para conhecer ações que contribuem para o elevado nível da educação em instituições de ensino mineiras.






Receba cupons especiais!

Receba cupons especiais!
Inscreva-se agora, é grátis!

Postagens mais visitadas deste blog

Como Sites Hub melhoram seu tráfego

Outras fontes!

Folha de S.Paulo - Ilustrada - Principal

CNN Brasil

InfoMoney

Contato

Contato
Clic e faça contato!