Festa do Congado completa 136 anos de realização em Uberlândia, MG


Novenas com os grupos de congado começam nesta sexta-feira (5).
Irmandade enfrenta dificuldades para a realização da festa, diz organizador.


Caroline Aleixo e Renata DirrahDo G1 Triângulo Mineiro

O mês de outubro é marcado pela tradicional Festa do Congado, considerada a maior manifestação religiosa e cultural realizada no município de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Embora a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, responsável pela realização do evento, tenha sido registrada oficialmente no ano de 1916, a festa é realizada desde 1876, completando 136 anos em 2012. (Confira abaixo a programação das novenas)
Há dois meses os 26 grupos de Congado da cidade vêm ensaiando para os festejos dos dias 14 e 15 de outubro. Atualmente, são cerca de 4.000 congadeiros contemplando a grande festa, fora os grupos de outras cidades como Ituiutaba, Monte Alegre de Minas e Araguari, que geralmente participam das atividades. Para este ano, a comissão organizadora estima um público de 30 mil pessoas para os dois dias, incluindo o desfile que abre oficialmente a festa em louvor aos padroeiros. 
História e tradição
O Congado é uma manifestação religiosa e, ao mesmo tempo, cultural, que contempla as raízes africanas tratando de três temas principais: a aparição mariana de Nossa Senhora que entregou um rosário a São Domingos de Gusmão, a vida de São Benedito que era de origem moura e, por fim, a representação da luta do rei Carlos Magno contra as invasões mouras.  
Em 2008 a Festa do Congado de Uberlândia foi registrada como Patrimônio Imaterial Municipal pelo Decreto nº 11.321. A festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito começa em meados do mês de agosto, quando são iniciadas as campanhas e ensaios para a realização do evento. Nesta ocasião, até o início do mês de outubro, os Ternos de Congado visitam devotos, rezam terços e fazem leilões em vários locais da cidade. Os encontros geralmente são realizados na Igreja do Rosário, que é tombada como patrimônio histórico municipal.
Os festejos contam com os congadeiros e os festeiros, que são os casais de reis da festa que representam Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Na programação também há o levantamento dos mastros dos dois religiosos e a realização do trança-fitas dos Marinheiros.
Desafios
De acordo com o coordenador geral de eventos e integrante da Irmandade, Rubens Assunção, um dos maiores desafios dos congadeiros é manter viva a tradição do congado e, para isso, é preciso investir em educação cultural. “Desafios sempre vão existir, mas para dar continuidade a esse patrimônio cultural, a diretoria da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito investe na criança e no jovem, promovendo atividades em algumas sedes dos grupos de Congado, oferecendo oficinas que atendam a essas pessoas, mostrando a importância do Congado”, afirmou.
Ainda segundo ele, dentro do contexto religioso tudo flui bem, o problema é que para a realização da festa de mais de um século as dificuldades são muitas, principalmente em relação à questão logística. “Há muita falta de compreensão dos motoristas da cidade para com os grupos de Congado quando estamos em vias públicas. Outra dificuldade é a falta de preparo do comércio local para atender a demanda que a loja requer. Às vezes, precisamos ir até São Paulo para adquirir materiais para a confecção das roupas”, comentou Assunção.
Além disso, o organizador ressaltou a falta de interesse de grande parte da população da cidade pela festa. Segundo ele, a maioria dos participantes é de outras cidades, inclusive, sempre vão para Uberlândia assistir ao desfile e registrar a festa.
Programação
As novenas na Igreja do Rosário começam nesta sexta-feira (5) e vão até o dia 13, às 19h30, com a presença dos grupos de congados. Na programação também estão previstas barraquinhas e missas diárias que começaram no último dia 28. A igreja fica na Praça Rui Barbosa, no Centro de Uberlândia.
Festa da Congada em Uberlândia, MG (Foto: Eduardo Ramos)Grupos se reúnem na casa do presidente da Irmandade e desfilam pela Avenida Floriano Peixoto, a partir das 8h de domingo (14)  (Foto: Eduardo Ramos/Arquivo pessoal)
Domingo (14)
7h30 - Todos os grupos se reúnem na casa do Presidente da Irmandade
8h - Desfile dos grupos pela Avenida Floriano Peixoto
10h - Levantamento dos mastros com as Imagens de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e apresentação de todos os grupos na porta da Igreja.
18h - Procissão com as Imagens de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e depois missa e coroação dos novos festeiros.
Segunda-feira (15)
9h às 18h - visita aos festeiros na Avenida Cesário Crosara, nº 3.125, no Bairro Roosevelt.
17h30 - Despedida na casa do Presidente
19h00 - Despedida na porta da Igreja 

Americanas.com

Postagens mais visitadas deste blog

@Binoculocultura

@Binoculocultura
Notícias para seus projetos!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *