Cultura nas Olimpíadas


Workshop no Rio de Janeiro traz experiências inglesas nas Olimpíadas para brasileiros
Renata Monteiro (à esquerda) presente no Workshop
Está acontecendo, no Rio de Janeiro, nos dias 29 e 30 de novembro, o Workshop: Cultura e Comunicação nos Jogos Londres 2012. O encontro é uma iniciativa da APO – Autoridade Pública Olímpica – em parceria com o Ministério da Cultura e traz ao Brasil a experiência dos londrinos na organização dos jogos de 2012.
Temas importantes para o Brasil como a participação da Cultura nos jogos, a presença de linguagens artísticas na construção das imagens dos eventos, o envolvimento do público, o legado deixado para a cidade, o modelo de financiamento das atividades, entre outros, estão sendo tratados.
Renata Monteiro de Souza, diretora de Programa da Secretaria Executiva do MinC, representou o ministério na abertura do evento. Para ela, o Workshop “é um grande aprendizado para todos os megaeventos que vamos realizar no Brasil.” Renata ressaltou a importância de o Brasil “se apropriar dos acertos” que os ingleses tiveram durante a realização das Olimpíadas, conhecer as experiências que não foram bem sucedidas e as dificuldades enfrentadas.
Confira a programação completa e os nomes de quem participa do Workshop que acontece no Auditório Gilberto Freyre – Palácio Gustavo Capanema – Rua da Imprensa, 16 – Centro – Rio de Janeiro – RJ:
29.11.2012 – Quinta-feira
9h – Abertura
Renata Monteiro de Souza – Diretora de Programa da Secretaria Executiva do MinC
Márcio Fortes de Almeida – Presidente da Autoridade Pública Olímpica
9h30 – Mesa 1
Olimpíada Cultural e Festival 2012
Objetivo: Apresentar o processo de criação, desenvolvimento e captação de recursos da Olimpíada Cultural, sob coordenação do LOCOG, sua interlocução com o COI, bem como o processo de estruturação do Festival 2012, com especial ênfase na negociação para efetivação da utilização de patrocinadores não oficiais para sua execução.
9h30 – Will Hutchinson – Chefe do Departamento Jurídico – Cultura, Cerimônias e Educação do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres (LOCOG)
10h30 – Jenny Waldman – Produtora Criativa do Festival London 2012 (LOCOG)
11h30 – Perguntas
12h00 – Almoço
13h30 – Mesa 2
A Participação do Setor Público na Olimpíada Cultural
Objetivo: Compreender a relação entre o Comitê Organizador e os governos locais, com especial atenção para a Prefeitura de Londres, no processo de desenvolvimento e programação da Olimpíada Cultural e do Festival 2012, incluindo a integração de agendas culturais pré-existentes.
13h30 – Will Hutchinson – LOCOG
14h – Justine Simons – Chefe do Departamento de Cultura da Prefeitura de Londres (GLA)
15h – Perguntas
15h30 – Intervalo
16h – Mesa 3
Programação: agendas locais na Olimpíada Cultural
Objetivo: Compreender a relação entre o Comitê Organizador e os eventos/agendas culturais preexistentes no país, com especial atenção para o Festival Internacional de Edimburgho, no processo de desenvolvimento e programação da Olimpíada Cultural e do Festival 2012.
16h – Jenny Waldman – LOCOG
16h30 – Faith Liddel – Diretora dos Festivais de Edimburgo
17h30 – Perguntas

30.11.2012 – Sexta-feira
9h- Mesa 4
A Participação do Brasil na Olimpíada Cultural
Objetivo: Apresentar a experiência brasileira na Olimpíada Cultural e no Festival 2012, desde o processo de aproximação do LOCOG até a definição das agendas e artistas.
9h – Adriana Rattes – Secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro
9h40 – Emilio Kalil – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
10h20 – Vanessa Damasco – Gerente de Projetos Culturais da Fundição Progresso
11h00 – Perguntas
11h30 – Considerações Finais
12h30 – Almoço
14h- Mesa 5
Os Jogos e a imagem do país e da cidade-sede: a relação com o público e com a mídia
Objetivo: Apresentar a estratégia britânica para definição da imagem do Reino Unido divulgada ao mundo para o período dos Jogos 2012 e a estratégia desenvolvida pela Prefeitura de Londres para recepcionar a imprensa, com o objetivo de divulgar a cidade de Londres.
14h – Dymphna McGee – Equipe de Campanhas do Gabinete do Primeiro Ministro
15h – Mark Howell – Diretor da Visit London
16h – Perguntas
17h – Considerações Finais
17h30 – Confraternização
(Texto: Thiago Esperandio, Ascom/MinC)

Americanas.com

Postagens mais visitadas deste blog

@Binoculocultura

@Binoculocultura
Notícias para seus projetos!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *