História e cultura dos povos negros no Brasil são destaque em Portugal


Ministra inaugura exposição e assiste à apresentação musical

No mês em que o Dia Nacional de Zumbi é celebrado e que a consciência negra é tema de debates no Brasil, a Cultura e a História dos povos negros em nosso país fizeram parte da agenda da ministra da Cultura, Marta Suplicy, neste sábado (17), durante sua viagem por Portugal.
Marta participou da inauguração da exposição “azul dos ventos”, com obras de Arthur Bispo do Rosário e em seguida esteve na encenação da peça Missa dos Quilombos, composta por Milton Nascimento Pedro Casaldáliga e Pedro Tierra.
Em ambos os casos, a cultura dos povos negros e suas histórias de lutas no Brasil estão retratadas, seja na história de vida de Bispo, seja no enredo da peça.
Ao inaugurar a exposição “azul dos ventos”, Marta fez questão de exaltar o enorme talento de Arthur Bispo do Rosário e contar, brevemente, a História de vida do artista, repleta de superações: “Dono de uma obra densa, surpreendente e fascinante, Bispo parte de fatos, lugares e nomes de sua vida. Suas telas e desenhos são os tecidos rústicos, as linhas que cuidadosamente retira de seus uniformes usados no hospital. Detalhes são bordados por mãos rudes e atentas. É o seu passado.”, lembrou a ministra.
A Missa dos Quilombos é um retrato de todo o sofrimento dos povos africanos escravizados e um elogio à sua luta por libertação simbolizado por Zumbi e o quilombo do Palmares.
Ministra Marta Suplicy durante expsoição da obra de Arthur Bispo do Rosário
Presentes, ao lado da ministra, estiveram Vatarina Vaz Pinto, vereadora de Lisboa ligada à Cultura; Francisco Mota veiga, diretor municipal de cultura; Antonio Grassi, presidente da FUnarte; e Emilio Kalil, secretário municipal de cultura do Rio de Janeiro.
A viagem da ministra ao país é parte das atividades do Ano do Brasil em Portugal e de Portugal no Brasil, visando o fortalecimento do intercâmbio cultural entre os países.
Nesta segunda-feira (19), Marta terá um encontro com o primeiro ministro português Pedro Passos Coelho, na Residência Oficial.
(Texto: ASCOM
Fotos: Glória Bento)
Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2012/11/18/historia-e-cultura-dos-povos-negros-no-brasil-sao-destaque-em-portugal/

Receba cupons especiais!

Receba cupons especiais!
Inscreva-se agora, é grátis!

Postagens mais visitadas deste blog

Como Sites Hub melhoram seu tráfego

Outras fontes!

Folha de S.Paulo - Ilustrada - Principal

CNN Brasil

InfoMoney

Contato

Contato
Clic e faça contato!