MinC: Pontos de Cultura


A Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) disponibilizará espaço em seu Blog de Notícias para divulgação de conteúdo audiovisual produzido pelos Pontos de Cultura de todo o país. A proposta foi discutida em 08 de novembro, durante encontro entre a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, e o assessor da presidência da EBC, Vítor Ortiz. Na reunião, que contou ainda com a participação da gerente da Área de Comunicação Institucional, Simone Garcia, e do superintendente da Comunicação Multimídia da EBC, Ricardo Negrão, da diretora da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ione Carvalho e da coordenadora-Geral da SCDC, Antonia Rangel, foram discutidos os primeiros passos da parceria.
“Os Pontos de Cultura, dentro do Programa Cultura Viva, é uma ação muito importante de valorização da cultura brasileira e o Blog da EBC quer disponibilizar o conteúdo produzido pelos Pontos”, afirmou Vítor Ortiz. Segundo ele, a ideia é criar uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, e a Empresa Brasileira de Comunicação para se criar um espaço no Blog, de circulação contínua, dos vídeos produzidos pelos Pontos de Cultura.
Márcia Rollemberg informou que a SCDC já tem vídeos produzidos pelos Programas Ponto Brasil e Cultura Ponto a Ponto. No primeiro programa, realizado de modo integralmente colaborativo e em parceria com a rede de Audiovisual dos Pontos de Cultura e com a TV Brasil, foram produzidos 14 episódios temáticos, de meia hora cada, sobre os trabalhos desenvolvidos pelos Pontos de Cultura. No Programa Cultura Ponto a Ponto, também realizado em parceria com a TV Brasil, foram produzidos documentários sobre os Pontos de Cultura exibidos pela TV Brasil em 56 episódios.  Os vídeos foram incluídos na plataforma digital LabCulturaViva, realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e lançada em 2011.
“Além disso, podemos fazer uma articulação com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que tem uma coleção de vídeos sobre Bens Imateriais, e com o Instituto Brasileiro de Museus, que tem material sobre os Pontos de Memória, para que esse material também possa ser disponibilizado para o Blog”, acrescentou.
A secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC defendeu também a criação de uma coleção que aponte para a divulgação da diversidade, dentro de uma linha livre. “Temos  arte produzida pelos deficientes e pelo segmento LGBT, por exemplo, que ainda não tem muita visibilidade”, observou.
Uma outra sugestão de conteúdo a ser disponibilizado é a do Circuito Cultura Viva que está sendo criado pela SCDC como espaço virtual e presencial de divulgação de toda a diversidade cultural do país. “O circuito é uma vitrine inicial dessa cultura diversa produzida pelo Brasil, incluindo os Pontos de Cultura”, explicou Márcia Rollemberg.
Como primeira ação imediata de parceria para a divulgação de conteúdo dos Pontos de Cultura, a EBC estará presente na realização da Teia RS 2012 que será realizada de 16 a 18 de novembro, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. A parceria também poderá acontecer no Festival de Humor e Aids, evento que acontecerá em 1º de dezembro, em Salvador, realizado pelos Ministérios da Cultura e da Saúde e Unesco; e na Conferência Nacional da Pessoa com Deficiência que será realizada de 3 a 6 de dezembro, em Brasília, pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com a SCDC.
(Redação: Heli Espíndola, Comunicação/SCDC)
(Fotos: Danielle Gouveia, Comunicação/SCDC)

PRATIQUE FITNESS 🏅

PRATIQUE FITNESS 🏅
Inscreva-se aqui! Faremos contato!

Postagens mais visitadas deste blog

Como Sites Hub melhoram seu tráfego

Outras fontes!

Folha de S.Paulo - Ilustrada - Principal

CNN Brasil

InfoMoney

Contato

Contato
Clic e faça contato!