Ministra da Cultura na abertura da OMC 2012


Marta discursa na cerimônia e recebe comenda Grã-Cruz das mãos de Dilma Rousseff
“O Ministério da Cultura abriga o que o povo tem de mais rico e mais emblemático na nossa nação”. Foi com essa frase que a ministra da Cultura, Marta Suplicy, abriu a solenidade de entrega das insígnias aos agraciados da Ordem do Mérito Cultural 2012, cuja edição prestou homenagem ao compositor, cantor e sanfoneiro Luiz Gonzaga (1912-1989). Como Chanceler, a ministra recebeu das mãos da presidenta Dilma Rousseff a comenda Grã-Cruz.
Neste ano, a honraria aconteceu no Salão Negro do Palácio do Planalto, em Brasília. Em seu discurso, Marta Suplicy agradeceu a presidenta Dilma Rouseff a oportunidade de contribuir com o governo federal na diversidade da cultura brasileira. “Sinto-me honrada e emocionada por receber das mãos da primeira mulher à frente do país a Grã-Cruz da Ordem do Mérito da Cultura”, ressaltou.
Discurso
A ministra homenageou Carmélia Alves, que morreu no ultimo sábado (3), conhecida como grande parceira de Luiz Gonzaga. Marta Suplicy destacou os avanços das políticas culturais no país e lembrou os projetos que estão em pauta. “Estamos trabalhando com cuidado na Lei do Direito Autoral, uma modernidade necessária, e no Vale-cultura, em tramitação no Congresso, que dará auxílio para cidadãos consumirem cultura”, citou.
Marta Suplicy também falou sobre o Procultura, projeto que está em tramitação no Congresso Nacional com vistas a substituir a Lei Rouanet. A ministra aproveitou o tema para homenagear o presidente do Senado, José Sarney, outro agraciado com a Grã-Cruz, lembrando do seu pioneirismo na área cultural.
“Hoje também homenageio José Sarney, que, em 1986, abriu um novo campo para a cultura brasileira com a sanção da primeira lei de incentivo à cultura do país, a Lei Sarney”, destacou Marta.
A ministra da Cultura ainda agradeceu Bené Fonteles, artista plástico e curador da exposição O Imaginário do Rei, em cartaz no Palácio do Planalto, e que presta um tributo a Luiz Gonzaga. Os agradecimentos se estenderam aos funcionários do Ministério da Cultura e da Secretaria de Comunicação da Presidência da República pela dedicação na construção da solenidade.
Leia a íntegra do discurso da ministra
(Texto: Pablo Rodrigo, Ascom/MinC)
(Fotos: Bruno Spada)

PRATIQUE FITNESS 🏅

PRATIQUE FITNESS 🏅
Inscreva-se aqui! Faremos contato!

Postagens mais visitadas deste blog

Como Sites Hub melhoram seu tráfego

Outras fontes!

Folha de S.Paulo - Ilustrada - Principal

CNN Brasil

InfoMoney

Contato

Contato
Clic e faça contato!