Secretaria de Estado de Cultura realiza o 5º Encontro Estadual de Museus de Minas Gerais

Crédito: Asscom/SEC

Inscrições ficam abertas até o dia 23 de novembro
A Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Superintendência de Museus e Artes Visuais – SUMAV, realiza o 5°Encontro Estadual de Museus de Minas Gerais, que contará com a participação de MARIA IGNEZ MANDOVANI FRANCO, diretora da Expomus - Exposições, Museus, Projeto Culturais, e CRISTINA BRUNO, Professora Titular em Museologia, do Museu de Arquivologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, além de outros especialistas do setor.
Com o tema “Plano Museológico”, o eventotem como objetivo apresentar e discutir a importância dessa ferramenta de planejamento para impulsionar a Gestão de Museus e integrar as áreas de funcionamento, tanto no processo de requalificação, quanto no processo de implantação de um museu.

HISTÓRICO– Minas Gerais conta hoje com mais de 320 museus e, a exemplo de outros estados brasileiros, vem trabalhando sistematicamente pela consolidar o ‘Sistema Estadual de Museus’. A principal iniciativa nesse sentido é a realização dos ‘Encontros de Museus de Minas Gerais’.
O 1º Encontro, realizado em 2005, teve como principal proposta a criação do ‘Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais’. No 2° e 3º Encontros, realizados em 2008 e 2009, respectivamente, as discussões foram orientadas pela análise da minuta do Projeto de Lei de criação do ‘Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais’ e a criação de uma comissão responsável pela redação final do projeto de lei e seus encaminhamentos oficiais.
No 4º Encontro, realizado em 2011, que teve como tema ‘Museus: desafios contemporâneos’, foram discutidos os desafios dos museus e sua função na atualidade, com foco no atendimento ao público, nas exposições e pesquisas.
Nos últimos anos, especialmente a partir de 2004, com a criação do ‘Sistema Brasileiro de Museus – SMB’, nota-se uma crescente articulação pela organização, desenvolvimento e valorização das instituições museológicas brasileiras. Duas ações políticas do governo federal no campo museológico, vieram confirmar e fortalecer a importância cultural da grande e diversificada rede de museus espalhada por todo o território nacional: a criação do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e a instituição da lei que define o Estatuto de Museus.
A programação completa do 5º Encontro Estadual de Museus de Minas Gerais encontra-se disponível no site e as inscrições podem ser feitas até o dia 23 novembro de 2012, pelo e-mail encontrodemuseus@cultura.mg.gov.br.

Receba cupons especiais!

Receba cupons especiais!
Inscreva-se agora, é grátis!

Postagens mais visitadas deste blog

Como Sites Hub melhoram seu tráfego

Outras fontes!

Folha de S.Paulo - Ilustrada - Principal

CNN Brasil

InfoMoney

Contato

Contato
Clic e faça contato!