Tradutores estrangeiros no Brasil


FBN seleciona 16 porofissionais que virão ao Brasil entre janeiro e agosto de 2013
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC),  aprovou esta semana a primeira lista de selecionados para o novo Programa de Residência de Tradutores Estrangeiros no Brasil. Entre os meses de janeiro e agosto de 2013, virão ao país 16 profissionais contratados por editoras estrangeiras para traduzir obras brasileiras clássicas e contemporâneas. A aprovação ficou a cargo do Centro Internacional do Livro, da FBN.
No total, virão seis tradutores do português para o espanhol; quatro para o francês; dois para o inglês; dois para o italiano; um para o alemão e mais um para o grego. Eles ficarão, no mínimo, cinco semanas no Brasil e participarão de uma programação elaborada pelas instituições parceiras da FBN nesse programa: Universidade Federal Fluminense (UFF), de Niterói (RJ), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de Florianópolis, e a Casa Guilherme de Almeida, de São Paulo. No próximo ano, será aberta nova chamada para a seleção de outros tradutores.
Pela primeira vez o governo brasileiro oferece um programa de residência de tradutores estrangeiros da língua portuguesa. Trata-se do início de um projeto para a formação de um Colégio de Tradutores, com o objetivo de estimular e aprimorar a tradução de obras brasileiras no exterior.
Serão traduzidas obras como “Dom Casmurro“, de Machado de Assis, para o grego; “Fogo Morto”, de José Lins do Rego, para o francês; “A Obscena Senhora D.”, de Hilda Hilst, e “A vida como ela é”, de Nelson Rodrigues, ambos para o espanhol (Argentina); e “O Arquipélago (terceira parte da trilogia O Tempo e o Vento), de Érico Veríssimo, também para o espanhol (Espanha). O clássico do escritor gaúcho está sendo traduzido por dois profissionais, que estão trabalhando juntos, ambos escolhidos para a residência.
(FBN/MinC)

Receba cupons especiais!

Receba cupons especiais!
Inscreva-se agora, é grátis!

Postagens mais visitadas deste blog

Como Sites Hub melhoram seu tráfego

Outras fontes!

Folha de S.Paulo - Ilustrada - Principal

CNN Brasil

InfoMoney

Contato

Contato
Clic e faça contato!