GDF negocia com o Ministério da Cultura a ampliação do uso da Esplanada

Gizella Rodrigues

O Governo do Distrito Federal costura um acordo para disciplinar o uso da Esplanada dos Ministérios como palco de festas. O governador Agnelo Queiroz se reuniu com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, e a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, em 31 de outubro, a fim de definir em quais datas o gramado central do cartão-postal de Brasília poderá ser ocupado por tendas e palcos. Novo encontro está marcado para a próxima semana e, apesar da tentativa de acordo, o governador afirmou que realizará a festa de Corpus Christi na Esplanada dos Ministérios, em maio de 2013, mesmo com a posição contrária do Iphan no DF.

Leia mais notícias em Cidades

Depois das declarações do superintendente do Iphan-DF, José Leme Galvão, de que iria proibir a realização de festas no gramado central da Esplanada, Agnelo reagiu e fez duras críticas à posição do órgão. “O Iphan quer dar ordem na Esplanada, impedir que lá se façam eventos. Isso é um absurdo completo. Aqui é uma cidade soberana”, disse. “Não vamos aceitar que um burocrata venha impedir a realização da manifestação religiosa de Corpus Christi na Esplanada. Corpus Christi vai acontecer na Esplanada como sempre, porque é um direito do povo”. Para Agnelo, o tombamento de Brasília não pode servir de impedimento para o desenvolvimento da cidade e para manifestações culturais na área central da capital. “Muita gente acha que uma cidade tombada é uma cidade intocável, que ninguém pode modificar. Isso é um erro muito grave”, afirmou. “Uma cidade tombada é viva, dinâmica, para que o seu povo tenha qualidade de vida e viva bem”, completou.


Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/12/06/interna_cidadesdf,337698/gdf-negocia-com-o-ministerio-da-cultura-a-ampliacao-do-uso-da-esplanada.shtml

Americanas.com

Postagens mais visitadas deste blog

@Binoculocultura

@Binoculocultura
Notícias para seus projetos!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *