Prêmio Empreendedor Cultural avalia projetos inscritos


Cultura


Regina Zilberman, à direita, ao lado do curador André Martinez, foi uma das juradas(Foto:Divulgação)
Após o período de inscrição, o Prêmio Empreendedor Cultural - proposição inédita que busca estimular formas inovadoras e sustentáveis de empreender cultura - está em fase de seleção de projetos. O patrocínio é da AES Sul, por meio do financiamento da Lei Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura.

Foram inscritas 38 propostas, abrangendo 60 cidades da região metropolitana e do interior do Rio Grande do Sul, além de envolver os segmentos de artes cênicas (20), música (18), literatura (8) e artes visuais (6). Deste total, 30 projetos estavam adequados ao regulamento do Prêmio e foram encaminhados para a avaliação da Comissão de Análise Técnica (CAT).

Constituída por especialistas de notório saber nas áreas artísticas e finalidades transversais do Prêmio, a CAT é integrada por Fernando Mattos, Frank Jorge, Carlota Albuquerque, Ines Marocco, Maria Helena Bernardes, Salette Marchi, Regina Zilbermann e Jane Tutikian (vide currículos abaixo).

Segundo o curador do Prêmio André Martinez, especialista em tecnologia sociocultural, os critérios de avaliação (relevância cultural e artística e adequação às finalidades do Prêmio) foram aplicados pela CAT com uma visão sistêmica que pensou a realidade de cada caso. “Não houve um critério que tenha pesado mais que outro, mas uma ponderação realista para que cada projeto fosse valorizado pelas suas especificidades e por aquilo que tivesse de melhor a oferecer à comunidade”, explica Martinez.

Vencida esta etapa, foram indicadas 20 iniciativas para apreciação da Comissão Autônoma de Seleção (CAS), também formada por profissionais com notório reconhecimento pela sociedade brasileira. A CAS vai se reunir no dia 09 de dezembro, quando analisará todos os projetos semifinalistas, selecionará os premiados e suplentes e recomendará o valor a ser aportado a cada projeto até atingir o montante de R$400 mil (quatrocentos mil reais). O resultado será divulgado na segunda quinzena de dezembro e as iniciativas contempladas deverão ser executadas no período de fevereiro a junho de 2013.

Prêmio Empreendedor Cultural

O princípio do Prêmio é o de que um empreendimento cultural pode contribuir significativamente para o desenvolvimento sustentável de uma região: tanto permitindo que comunidades possam produzir e apreciar arte e exercer suas manifestações culturais; como inovando em jeitos de empreender (transversalidades) que ativem Desenvolvimento Humano, aprendizado comunitário, emancipação econômica, colaboração, intercâmbio de conhecimento, Cultura de Paz e consciência socioambiental.

Para maiores informações, acesse: www.empreendedorcultural.com.br  

COMISSÃO DE ANÁLISE TÉCNICA – CAT 
Música 
Fernando Mattos – Compositor, arranjadador, musicólogo e instrumentista brasileiro. Doutor em música/UFRGS, atualmente também é professor do curso de música da UFRGS.

Frank Jorge – Multi-instrumentista e importante figura do cenário do rock and roll gaúcho. Atualmente é também coordenador e professor do curso de Formação de Produtores e Músicos de Rock da Unisinos.

Teatro

Carlota Albuquerque – Coreógrafa e diretora do Terpsi – Teatro de Dança, um espaço dedicado à pesquisa, experimentação, diálogo e reflexão sobre a dança.

Ines Marocco – Diretora e pesquisadora teatral. Desenvolveu mestrado e doutorado na Université de Paris VIII, na França e atualmente é também Profa. do Departamento de Arte Dramática/UFRGS.

Artes Visuais

Maria Helena Bernardes – Artista e professora de história da arte. Formada em Artes Visuais/UFRGS. Sócia-diretora do ARENA Cursos.

Salette Marchi – Professora de história da arte na UNIFRA em Santa Maria. Graduada em Comunicação Visual, pela UFSM, Especialista em Design Gráfico: arte na comunicação/UNISINOS e Mestre em Artes Visuais/UFSM.

Literatura
Regina Zilbermann - Professora de Literatura Portuguesa do Instituto de Letras/UFRGS. Licenciada em Letras/UFRGS e doutora em Romanística /Universidade de Heidelberg, Alemanha.

Jane Tutikian – Diretora do Instituto de Letras da UFRGS. Licenciada em Letras e doutora em Literatura Comparada, ambos pela UFRGS.

Fonte: http://www.farrapo.com.br/noticia/2/2670/Premio-Empreendedor-Cultural-avalia-projetos-inscritos/

PRATIQUE SAÚDE ❤️🏅⭐

PRATIQUE SAÚDE ❤️🏅⭐
Inscreva-se agora, é grátis!

Postagens mais visitadas deste blog

Como Sites Hub melhoram seu tráfego

Outras fontes!

Folha de S.Paulo - Ilustrada - Principal

CNN Brasil

InfoMoney

Contato

Contato
Clic e faça contato!