Audiência Pública


Ministra Marta Suplicy apresenta o Vale-Cultura a políticos e lideranças da área cultural, em SP
A Ministra da Cultura, Marta Suplicy, esteve nesta terça-feira (19), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), onde participou de uma audiência pública sobre o Vale-Cultura. A reunião contou com diversas lideranças da área cultural, deputados e vereadores. Também estiveram presentes o ex-ministro da Cultura e atual secretário de Cultura da Prefeitura de São Paulo, Juca Ferreira, e o presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann.
Conforme vem fazendo, Marta voltou a exaltar a liberdade do trabalhador quanto ao uso do Vale: “Agora nós vamos ter algo muito diferente, porque o povo vai dizer o que quer ver. Essa vai ser a grande transformação”, afirmou a ministra.
Durante a audiência pública, Marta recebeu uma série de sugestões para a regulamentação do Vale. Entre elas, uma que surgiu de representantes do setor circense, sugerindo que os circos fossem utilizados, também, para levar filmes, shows, apresentações de danças e outras atividades culturais em cidades que não dispõem de aparelhos públicos para tal. A ministra gostou muito da sugestão.
Ela também ressaltou um argumento que ouviu de Marcio Pochmann, segundo o qual, a tradição brasileira atua incentivando a oferta cultural. No caso do Vale-Cultura, os recursos sendo entregues para a população vão gerar uma inversão desta lógica, investindo na demanda, o que na opinião de Marcio, ajuda a descentralizar recursos.
A ministra falou, ainda, sobre o esforço para que a adesão ao vale seja grande: “Nós vamos fazer uma campanha muito grande para que as pessoas conheçam o Vale-Cultura e saibam as possibilidades de utilização dele”.
Outro tema tratado foi a regulamentação do programa, que tem previsão de estar em vigor entre junho e julho deste ano. Segundo Marta, a lei, a princípio, vai ser bastante genérica, para que haja flexibilidade de aprimoramento, com portarias ao longo do processo. “Com portarias, a gente não engessa o mecanismo”, comentou a ministra. Ao fim, elogiou muito a audiência e as ideias que surgiram em seu decorrer. Ela disse que muitas propostas ainda vão surgir com o passar do tempo, por isso, os diálogos irão continuar.
(Texto: Thiago Esperandio e Rodrigo Cipriano, Ascom/MinC)
(Fotos: Luiz Carlos Murauskas, Ascom/MinC)
Fonte: MinC

Americanas.com

Postagens mais visitadas deste blog

@Binoculocultura

@Binoculocultura
Notícias para seus projetos!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *