Editais para criadores e produtores negros


Oficinas de capacitação em Minas reúnem mais de 150 pessoas
Oficina em Uberlândia, realizada em 31/01
Mais de 150 pessoas já participaram das oficinas de capacitação sobre os editais para produtores e criadores negros oferecidas pelo Ministério da Cultura, por meio da Representação Regional Minas Gerais. As oficinas aconteceram nas cidades de Ponte Nova (25/01), Uberlândia (31/01), Juiz de Fora (1º/02) e Belo Horizonte (05/02) e contaram com presenças expressivas de artistas, produtores, grupos das mais diferentes expressões artísticas, estudantes, pesquisadores e  editoras, interessados em conhecer os detalhes dos editais e participar dos processos. Nas cidades de Uberlândia e Ponte Nova, a realização das oficinas contou com a colaboração das prefeituras locais e com a presença dos prefeitos. Em Juiz de Fora, a parceria foi com o Ponto de Cultura Unibairros, que ajudou na mobilização dos participantes.
Oficina em Ponte Nova (Zona da Mata)
Em Uberlândia, a chefe da Representação Regional Minas Gerais, Cesária Macedo, pontuou que a iniciativa dos editais  é apenas o início de um longo caminho a ser percorrido na busca de políticas públicas que contemplem os afrodescentes brasileiros. Vanessa Tomé Paulino, militante do Movimento Negro Uberlandense Visão Aberta, o Monuva, defendeu a iniciativa do MinC dizendo que “os editais constituem um projeto de reparação. Foi uma resposta às reivindicações da população negra. O edital é nosso e vamos responder por ele”, disse.
Em Belo Horizonte, a oficina reuniu um público interessado em participar dos editais, tanto da capital e como  de outras cidades da Região Metropolitana, como Betim, Ibirité, São Joaquim de Bicas, Sabará e Ribeirão das Neves. Eles aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas e trocar informações sobre os processos seletivos. Alguns dos presentes informaram que vão atuar como replicadores da informação, realizando capacitação em seus municípios.
O publicitário Mateus Ribeiro, de BH, quer participar do edital Curta-Afirmativo
As próximas cidades a receber as oficinas são Governador Valadares, no Vale do Rio Doce (19/02); Montes Claros, Norte de Minas (26/02), e Três Corações, no Sul de Minas (28/02). A participação é gratuita.




Fotos: Prefeitura de Uberlândia, Prefeitura de Ponte Nova e RRMG/MinC
Fonte: MinC

Americanas.com

Postagens mais visitadas deste blog

@Binoculocultura

@Binoculocultura
Notícias para seus projetos!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *