Escola de Cinema e Televisão de Cuba faz seleção de candidatos em Belém


A Escola de Cinema e Televisão de Cuba (EICTV) abre inscrições para processo seletivo na Região Norte. A Escola convoca candidatos, entre 22 e 29 anos, para se inscreverem, até o dia 9 de março, no Processo Seletivo 2013/2016. No Pará, o concurso está na 4ª edição e já levou três alunos: uma aluna do Amapá, na primeira edição, e, no ano passado, dois alunos de Belém, para estudar na Escola de Cinema e Televisão de Cuba.
O Processo se dá graças ao apoio de entidades como a Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas-metragistas - Secção Pará (ABDeC Pará), Associação de Produtores de Cinema Norte/Nordeste (APCNN), do Instituto de Artes do Pará (IAP)/Núcleo de Produção Digital do Pará (NPD Pará) e, agora, conta com outra importante parceria, a da Faculdade de Artes Visuais da UFPA.
EICTV – É uma organização não governamental, situada em Cuba. A Escola foi inaugurada em 15 de dezembro de 1986, pelo escritor e Prêmio Nobel de Literatura Gabriel García Márquez (Colômbia), por meio de sua Fundação do Novo Cinema Latino-Americano. A instituição teve como primeiro presidente o cineasta Fernando Birri (Argentina) e sempre contou com o apoio do Instituto Cubano de Cinema (ICAIC), então presidido pelo cineasta cubano Julio García Espinosa, membro da Fundação e um dos idealizadores da escola junto com García Márquez.
A EICTV oferta sete especializações, no período de três anos cada. Direção, Produção, Roteiro, Fotografia, Som, Documentário, Edição de TV e Novas Mídias.  Cada candidato deverá optar por apenas uma destas especializações para realizar o processo de seleção. De acordo com coordenador do processo de seleção no Norte, Afonso Gallindo, os cursos mais procurados aqui, na região, são Direção, Documentário e Roteiro.
A diretora da Faculdade de Cinema da UFPA, Ana Lúcia Lobato, explica que o apoio da Universidade é muito importante. “A nossa contribuição será para que a seleção aconteça da melhor forma possível. Isso é muito importante para que o curso de Audiovisual possa se aproximar de um curso de peso como esse da EICTV”, diz Ana Lúcia Lobato.
Documentos - Para realizar as provas, o candidato deve apresentar a lista de documentos disponível no site da EICTV de Cuba e  ficha de inscrição, que deve ser enviada por e-mail e levada impressa no dia da prova escrita. Serão selecionados entre quatro e seis candidatos do Brasil para fazer parte de um grupo de 40 alunos de todo o mundo, sobretudo da América Latina.
Processo seletivo - A seleção  tem como coordenador nacional Guigo Pádua, realizador mineiro.  As provas serão realizadas em cinco cidades brasileiras: Belo Horizonte, Recife, Florianópolis, Goiânia e Belém, nos dias 15 e 16 de março.  Cada candidato irá passar por duas provas escritas, uma de conhecimentos gerais e outra de conhecimentos específicos, de acordo com a especialização escolhida, no dia 15. Após esse processo, uma comissão com profissionais da área, em Belém, irá indicar os melhores candidatos nesta fase do Processo Seletivo. Já no dia 16, somente os candidatos aprovados na etapa anterior irão participar da entrevista oral. 
Finalizadas essas etapas, serão enviados os documentos, entrevista e material da prova, feita em Belém, para o Conselho Docente da EICTV, em Cuba, que vai fazer a seleção final com os candidatos indicados.
Serviço:
Seleção para a Escola de Cinema e Televisão de Cuba (EICTV)
Inscrições: Até 9 de março de 2013
Provas nos dias 15 e 16 de março
Mais informações acesse blog da EICTV no Pará.
Texto: Gabriela Amorim - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google
Fonte: Portal UFPA

PRATIQUE FITNESS 🏅

PRATIQUE FITNESS 🏅
Inscreva-se aqui! Faremos contato!

Postagens mais visitadas deste blog

Como Sites Hub melhoram seu tráfego

Outras fontes!

Folha de S.Paulo - Ilustrada - Principal

CNN Brasil

InfoMoney

Contato

Contato
Clic e faça contato!