Fórum de Políticas Culturais em MG


Marta Suplicy é a primeira ministra de Estado da Cultura a comparecer ao Fórum em Minas

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, abriu o Fórum de Políticas Culturais, em Minas Gerais, no final desta manhã (7), pedindo minuto de silêncio dos participantes, em homenagem a Chorão, que morreu ontem. Fez um balanço de suas ações à frente do Ministério da Cultura (MinC), tratando de temas como o Vale-Cultura e o Sistema Nacional de Cultura, anunciou o apoio que será dado à candidatura da Pampulha a Patrimônio da Humanidade e também a instalação de um CEU das Artes no Corredor Cultural Estação das Artes (Clique para ler mais sobre este assunto). Em seguida, abriu diálogo para ouvir reivindicações da comunidade cultural.
Dentre os pedidos que a ministra acolheu está o de valorização dos circos, que pedem recuperação de espaços para apresentações nas cidades. “Vou ver a questão”, respondeu a ministra.
Sobre a desigualdade de investimentos em cultura nas regiões brasileiras, em vista da concentração de projetos incentivados no eixo sul-sudeste, outro tema do encontro, a ministra explicou que o MinC faz esse debate junto à Câmara dos Deputados e que também atua para mudar isto. “Temos, por exemplo, abertas inscrições em editais para produtores e criadores negros. Falo disto a vocês porque é uma ação que visa responder à desigualdade e está em curso”, enfatizou Marta.
A Representação Regional do MinC em Minas Gerais tem organizado oficinas de orientação aos interessados em participar dos editais para criadores e produtores negros. Já foram feitas 10 oficinas.
O Fórum aconteceu na Escola Superior Dom Helder Câmara, de Belo Horizonte, e contou com presença de grande público formado por gestores municipais, representantes da sociedade civil, artistas, produtores e outros profissionais ligados à cultura.
A este evento, acompanharam à ministra o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes, e a chefe de Representação MinC em Minas, Cesária Macedo.
Inauguração

Ministra participa da solenidade de inauguração do “Monumento à Justiça e ao Direito”
Assim que chegou à Escola Dom Helder Câmara, a ministra da Cultura, ao lado do Reitor da Escola, Paulo Umberto Stumpf, e demais convidados, participou da solenidade de inauguração do “Monumento à Justiça e ao Direito” (foto). A escultura, em tamanho natural (180 cm de altura), instalada no frontispício da Escola Superior Dom Helder Câmara é uma obra do artista mineiro Diego Rodrigues.
O Fórum
O Fórum de Políticas Culturais de Minas Gerais foi criado em 2011 como espaço para o diálogo e o aprofundamento das questões relacionadas às políticas públicas de Cultura. É constituído por diversas instituições governamentais e não governamentais e tem como proposta fortalecer espaços de diálogo e aprofundamento das questões relacionadas à Política Pública de Cultura, aproximando Governos Municipais, Estadual, Federal e a Sociedade Civil para instituir e fortalecer o Sistema Nacional de Cultura.
Atualmente fazem parte do Fórum o Ministério da Cultura, por meio da Representação Regional MG e Funarte; Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais; Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG); Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte; Associação Mineira dos Municípios; SEBRAE-MG; SESC-MG; Universidade Federal de Minas Gerais, Observatório da Diversidade Cultural e Federação dos Circuitos Turísticos – FECITUR.
(Texto: Montserrat Bevilaqua
Com informações de Redação Dom Total
Fotos: Pedro Silveira)

Fonte: MinC

Receba cupons especiais!

Receba cupons especiais!
Inscreva-se agora, é grátis!

Postagens mais visitadas deste blog

Como Sites Hub melhoram seu tráfego

Outras fontes!

Folha de S.Paulo - Ilustrada - Principal

CNN Brasil

InfoMoney

Contato

Contato
Clic e faça contato!