São João Del Rei: Inverno Cultural abre edital da sua 26ª edição


O Inverno Cultural nem começou sua 26ª edição e já traz inovações para a população de São João del-Rei. Ao contrário dos outros anos, em que as atividades culturais apresentadas eram escolhidas por uma comissão, neste ano elas serão eleitas através de um concurso em que a própria população – desde que esteja apta de acordo com as normas – poderá apresentar seus projetos. Se forem aprovadas, as propostas farão parte da programação do evento, contando com subsídios de auxílio e hospedagem, além de pagamento por serviços prestados ao autor do projeto.
Oficina de customização foi uma das atividades oferecidas na 25ª edição do Inverno Cultural da Universidade Federal - Foto: Leandro Nunes / Divulgação
Oficina de customização foi uma das atividades oferecidas na 25ª edição do Inverno Cultural da Universidade Federal – Foto: Leandro Nunes / Divulgação
Os editais para orientar os interessados a se inscreverem foram divulgados na última semana e entre as categorias de atividades estão oficinas, palestras, contação de histórias, performances poéticas, mostras de vídeo/cinema, exposições de artes plásticas ou visuais e lançamentos de livros. Além disso, a Universidade também abriu edital para Eventos de Artes Cênicas e Música do Inverno Cultural. As inscrições para ambos os editais serão abertas nesta segunda-feira, 4, e se encerrarão no dia 31 deste mês. As submissões só serão feitas através do site.
Nos editais podem ser encontradas informações sobre os objetivos pretendidos com o concurso, instruções para se inscrever e características de cada categoria disponível. As pessoas interessadas podem acessar o endereço www.ufsj.edu.br/proex/inverno_cultural.php, onde os documentos estão disponíveis.
O coordenador geral do evento, professor Paulo Henrique Caetano, explicou que os editais que estão no ar, neste ano, “representam uma possibilidade de transformar a escolha das atividades em um processo mais interativo. Esta é uma adequação à Lei 8.666/93, que fez com que os editais passassem por algumas mudanças devido às questões normativas que precisamos seguir. Mas foram pequenas alterações, como por exemplo alguns critérios de seleção das propostas. A comissão julgadora terá que analisar cada projeto de acordo com critérios mais específicos, pré-determinados e pontuá-lo”, disse.
Inverno Cultural
Caetano adiantou que, além dessa inovação, a edição 2013 do evento apresenta uma proposta muito mais ousada e inovadora. O Inverno Cultural não acontecerá só em São João del-Rei neste ano, mas em todas as cidades que a UFSJ tem campus: São João, Divinópolis, Sete Lagoas e Ouro Branco . A realização não será de forma totalmente concomitante, porque enquanto em São João, o evento vai de 13 à 27 de julho, com duas semanas de duração, nas demais cidades ele terá apenas cinco dias.
O coordenador explicou que a diferença se deve ao processo de aceitação que o evento exige. “Queremos começar a criar elos e parcerias nas prefeituras desses municípios, para que o evento cresça nesses locais como cresceu em São João del-Rei. Para isso é preciso tempo e muito trabalho. Levamos 26 anos para fazer do Inverno Cultural o que ele é hoje, e não podemos esperar que em outras cidades ele adquira a mesma proporção de um dia para o outro”, disse.
Ainda sobre as novidades do evento, Caetano afirmou que o tema para esta edição ainda está sendo discutido, mas que a intenção é usar elementos regionais para trabalhar a questão do local e do universal, além de explorar os 300 anos que São João está comemorando. “Não podemos focar inteiramente no aniversário da nossa cidade quando estamos com a intenção de realizar um evento multicidadão. Mas usaremos os elementos locais para explorar esse tema. Muitas vezes, as culturas do interior, com toda sua singeleza, apresentam elementos que são universais, que podem ser notados em culturas pelo mundo afora. Nossa intenção é colocar essas semelhanças em evidência”, finalizou.

Americanas.com

Postagens mais visitadas deste blog

@Binoculocultura

@Binoculocultura
Notícias para seus projetos!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *