Secretaria de Estado de Cultura lança Minas Território da Cultura

Publicado em 05/03/2013 12:21:25

O interior de Minas sofre com a falta de ações continuadas para fomento, difusão e promoção  cultural. A diversidade de atrações e de produção de conhecimento artístico que a capital Belo Horizonte oferece passa longe da realidade das regiões do estado. Na manhã de ontem, a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, reuniu a imprensa para anunciar o Minas Território da Cultura, programa que, segundo ela, vai promover palestras, debates, oficinas e apresentações artísticas nas 10 macrorregiões (Norte, Jequitinhonha, Noroeste, Triângulo, Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste, Rio Doce, Zona da Mata e Sul). “Nunca antes foi realizado um projeto com este peso”, ressaltou.

O Minas Território da Cultura é uma espécie de releitura do programa de interiorização desenvolvido há anos pelo governo mineiro. Antes funcionava assim: as atividades desenvolvidas pelos equipamentos e corpos artísticos ligados à secretaria eram levados ao interior, desde que as prefeituras e centros culturais arcassem com parte dos custos. Na nova versão do projeto, segundo a secretária de Cultura, não há como estimar o valor investido, pois as ações estão diluídas e integram o orçamento total da sua pasta. A esse investimento ainda deve ser somado o de outros órgãos, como Rede Minas, Inconfidência e Fundação Clóvis Salgado, além dos parceiros (Sesi, Senac e Sebrae), que também usam parte dos projetos existentes para apoiar o programa.

O Minas Território da Cultura começa este mês e termina em junho de 2014, quando passam a valer as restrições impostas pelo Tribunal Regional Eleitoral para a realização desse tipo de promoção. Na prática as atividades ocorrerão a cada 45 dias numa das regiões, em três eixos de atuação: um para incrementar a política pública de cultura; outro denominado Território do Saber, destinado à capacitação cultural e artística; e, por fim, um terceiro que reunirá esforços destinados à fruição cultural.
Para mais informações, acesse: http://www.cultura.mg.gov.br/
Fonte: Secretaria de Cultura de Minas Gerais

PRATIQUE FITNESS 🏅

PRATIQUE FITNESS 🏅
Inscreva-se aqui! Faremos contato!

Postagens mais visitadas deste blog

Como Sites Hub melhoram seu tráfego

Outras fontes!

Folha de S.Paulo - Ilustrada - Principal

CNN Brasil

InfoMoney

Contato

Contato
Clic e faça contato!