Seminário ‘Políticas e Práticas da Cultura’ discute a Plataforma Nacional de Políticas Culturais



Crédito:Asscom 


Em evento promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, o Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Sebrae e o Consulado da França, foi aberto nesta segunda-feira pela manhã o seminário “Políticas e Práticas da Cultura: a experiência do Observatório de Políticas Culturais”. Durante os dias 9 e 10 de julho, na sede da Câmara de Diretores Lojistas (CDL), em Belo Horizonte, serão ministradas palestras, reflexões e um workshop, sob a coordenação do Diretor Adjunto e responsável pelas formações do ‘Observatório de Políticas Culturais (ONPC) de Grenoble, Jean-Pascal Quilès.
O evento visa à sensibilização de gestores, produtores e agentes de cultura para a construção de indicadores da realidade cultural local, além de discutir a criação de um Observatório semelhante ao modelo francês no Brasil, levando em conta as características do país, onde a cidade-sede poderá ser possivelmente a própria capital mineira.
A Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, integrante da mesa de abertura, reforçou a importância do seminário para a construção das políticas públicas: “Apoiamos as discussões em torno da criação de uma Plataforma Brasileira de Desenvolvimento Cultural, inspirada no modelo do Observatório de Políticas Culturais da França. É uma iniciativa que a Secretaria de Estado de Cultura apóia e com a qual está disposta a colaborar”.
Observatório de Políticas Culturais
Criado em 1989 pelo Ministério da Cultura da França, o Observatório Nacional de Políticas Culturais se notabilizou por ser um importante instrumento de desenvolvimento da cultura naquele país. O Observatório é hoje um instrumento estratégico do governo francês na formulação de políticas culturais, além de atuar em ações em outros países da Europa e prestar consultorias, como é feito atualmente no Marrocos.
Sua relevância nas políticas culturais da França se traduz em mais de 2000 demandas de informação e consultas atendidas por ano, além de cerca de 10 publicações anuais, 4 estudos de caso, mais de 75 jornadas de formação contínuas e consultorias para políticos. O ONPC possui ainda programas de formação com mestrado e centro de documentação.

Americanas.com

Postagens mais visitadas deste blog

@Binoculocultura

@Binoculocultura
Notícias para seus projetos!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *