Feira do Livro de Frankfurt 2013: Instituído o comitê organizador que coordenará a participação do Brasil no evento


O Brasil, convidado de honra na Feira de Frankfurt 2013, começa a preparar sua participação no evento. A ministra da Cultura, Marta Suplicy, e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, assinaram portaria interministerial criando o comitê organizador encarregado de coordenar a participação brasileira na feira, considerada o maior encontro mundial do setor editorial. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 15, (seção 1, página 9).
A Feira de Frankfurt 2013 será realizada no período de 9 a 13 de outubro. Caberá ao comitê organizador planejar e executar a programação brasileira no evento internacional e as atividades a serem desenvolvidas na Alemanha durante o período que a antecede, bem como fazer gestões necessárias com instituições brasileiras e alemãs.
Estrutura
Farão parte da estrutura do comitê um presidente, um gerente-executivo, três subcomitês e um conselho diretivo. O comitê será presidido pelo presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), entidade vinculada ao Ministério da Cultura, que exercerá o trabalho de coordenação-geral das tarefas do grupo.
Subcomitês ficarão responsáveis por, dentre outras atividades, a promoção das políticas de internacionalização da literatura brasileira na Alemanha durante o período da feira; a definição da programação artística e cultural brasileira na Alemanha durante o evento;  e divulgação das editoras brasileiras e instituições que atuam na defesa do livro e da leitura no Brasil.
A designação dos membros do Comitê se dará por ato da ministra da Cultura, exceto no caso da designação do representante do MRE, que acontecerá por ato do ministro das Relações Exteriores.
Ao longo da próxima edição da feira, diversos autores brasileiros serão homenageados: Ferreira Gullar, Oswald de Andrade, Bernardo Carvalho, Haroldo de Campos, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Hilda Hilst, Mario de Andrade, Raduan Nassar, João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira, Olavo Bilac, Carlos Drummond de Andrade, João Ubaldo Ribeiro, Machado de Assis e Milton Hatoum.
Edição 2012
Terminou ontem, 14, a edição 2012 da feira de Frankfurt, que teve como país homenageado a Nova Zelândia. Durante o período de realização do encontro alemão, a Fundação Biblioteca Nacional promoveu palestras com a finalidade de divulgar o seu programa de apoio à tradução e publicação de autores brasileiros no exterior.
Também houve o lançamento da revista Machado de Assis – Literatura Brasileira em Tradução, composta por textos de escritores brasileiros contemporâneos traduzidos para o inglês e o espanhol. Os projetos vêm ao encontro do esforço do MinC para difundir a literatura do Brasil no exterior.
Acesse o blog criado pela FBN para a edição deste ano, cujo conteúdo pode ser lido em português, inglês e alemão.
(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)
(Imagens: Divulgação)

Receba cupons especiais!

Receba cupons especiais!
Inscreva-se agora, é grátis!

Postagens mais visitadas deste blog

Como Sites Hub melhoram seu tráfego

Outras fontes!

Folha de S.Paulo - Ilustrada - Principal

CNN Brasil

InfoMoney

Contato

Contato
Clic e faça contato!