Semana Cultural da Nigéria/SESC Palladium

A Semana Cultural da Nigéria, evento que irá celebrar os 52 anos da independência do país africano, convida os belo-horizontinos para uma pequena imersão nesse universo com o objetivo de promover a cultura nigeriana e, ao mesmo tempo, fortalecer as relações entre Brasil e Nigéria. A programação acontecerá entre 2 e 6 de outubro, no Sesc Palladium, e oferecerá três palestras com temas relacionados à arte, relações comerciais e diplomáticas entre os dois países, além de uma mostra de cinema nigeriano. A abertura do evento será no dia 2, com a palestra A arte africana contemporânea pela lente da Nigéria, no Teatro de Bolso Júlio Mackenzie. As palestras terão a participação de representantes da Nigéria e do Brasil.

A Mostra Nollywood exibirá nove filmes do diretor nigeriano Tunde Kelani, no Cinema Professor José Tavares de Barros. Tunde é um dos principais cineastas da Nigéria, 3ª maior indústria cinematográfica do mundo.

Todas as atividades serão gratuitas, sujeitas à lotação dos espaços.

04/10 (quinta-feira) 

16h: Palestra Demografia – Fertilidade e Mortalidade na Nigéria. Palestrante: Ezra Gaywan (Departamento of Mathematical Scienses, Redemer’s University, Redemption City, Nigéria)
18h: Filme Agogo Eewo. A morte de Lagata, um militar que usurpou o trono Jogbo, desencadeia uma busca frenética por um verdadeiro Onijogbo (rei Jogbo). Toda a esperança é depositada no jovem Arese. Se for escolhido, trará de volta a idade de ouro para Jogbo. Alguns poderosos tentam impedir a eleição para colocar Adebosipo no trono. Eles esperam que este policial aposentado não fique no seu caminho, para que consigam explorar as riquezas de Jogbo. Adebosipo escolhe servir o povo e um confronto com os poderosos líderes é inevitável.

20h: Filme Arugba. História do rei de uma cidade imaginária que luta contra a corrupção, enquanto consegue reformas econômicas acolhendo, habilmente, investidores estrangeiros. O retrato de liderança emerge como chave da trama em um romance com Arugba – a virgem que carrega o vaso sacrificatório durante o festival Osun Osogobo – e uma jovem dançarina intencionada a vencê-la. Contrária ao pano de fundo de uma sociedade corrupta, Arugba deve executar seu papel anual de levar o sacrifício em uma procissão até o rio.

05/10 (sexta-feira)

16h: Palestra O Babalaô e a perspectiva Yorubá dos Griôs na Nigéria.
Palestrante: Kolapo Babalola (Babalaô – Estado de Osun – Nigéria)
18h: Filme The Campus Queen. O cotidiano de um campus universitário nada comum. A batalha entre o clube The Heavy Weights e o movimento Silver Lines expõe os interesses dos chefões de cada grupo fora e dentro do campus. A situação torna-se ainda mais grave quando Banke, a linda namorada do presidente do clube dos “pesados”, começa a se envolver numa perigosa aventura.
20h: Filme Efunseta Aniwura. Ibadan é uma cidade ao Sudoeste da Nigéria, conhecida por ter a maior população negra da África Sub-saariana. Efusetan Aniwura é uma mulher poderosa, rica e chefe política influente. Sua única filha morreu durante o parto. Com um terrível sentimento de perda e estigma de não ter conseguido deixar uma descendência, Efusetan, que culpara Deus por sua tragédia pessoal, se volta contra a própria sociedade que jurou defender quando assumiu a posição política de Iyalode da cidade de Ibadan. Esse épico dá uma visão da ancestral estrutura política Ioruba.

06/10 (sábado) 

19h: Filme Abeni. Akanni, um jovem de origem pobre, se apaixona por Abeni, filha de um magnata nigeriano, após defendê-la de brincalhões durante sua festa de aniversário. No entanto, após a briga entre os jovens, o pai de Akanni, porteiro do prédio da família rica, é demitido. O pobre homem e sua esposa voltam à sua terra natal, na República do Benin, em busca de fortuna e para criar o seu filho pequeno. Muitos anos depois, os amigos se encontram novamente quando Abeni, agora uma jovem mulher, passa um tempo no Instituto da Agricultura Songhai, em Porto-Novo, fazendo uma pesquisa.


Local: Teatro de Bolso Júlio Mackenzie e Cinema Professor José Tavares de Barros - SESC Palladium
Data:02/10/2012 à 06/10/2012
Horário:Confira na programação.
Local:Sesc Palladium


Fonte: http://www.agendabh.com.br/eventos_detalhes.php?CodEve=9493

Americanas.com

Postagens mais visitadas deste blog

@Binoculocultura

@Binoculocultura
Notícias para seus projetos!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *