Fórum de Reitores do Rio de Janeiro
Ministra propõe parceria com universidades em atividades culturais na Copa do Mundo
“Quero dizer do apreço que tenho pelas universidades. Queremos muito esta parceria. Daqui a poucos meses teremos propostas concretas para o desenvolvimento destas atividades”, afirmou Marta Suplicy. De acordo com a ministra, a Copa e a Olimpíada são vitrines para os brasileiros conhecerem outros brasileiros e se mostrarem também para o mundo. “Se pensarmos na identidade brasileira, esta identidade é a cultura. A identidade é a diversidade do nosso povo”, acrescentou.
A ministra disse que as prioridades de sua gestão no MinC são a democratização do acesso à cultura e a inclusão social. Explicou como vão funcionar os 360 Centros Unificados de Artes e Esportes (Ceus), que deverão ser criados nos próximos dois anos em todo o país. E destacou a importância das universidades na capacitação de mão de obra para o setor cultural.
O presidente do Fórum e reitor da Candido Mendes, professor Candido Antonio Mendes de Almeida, deu boas vindas à ministra e falou do desejo das universidades de cooperar com o Ministério da Cultura. Ele propôs a formação de uma rede para a promoção da Cultura no Rio, que incluiria os teatros, bibliotecas e centros culturais das universidades.
O reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Ricardo Mota Miranda, destacou a estreita ligação entre educação e cultura e lembrou o papel da universidade como reforço da atuação cultural no país. Já o reitor da PUC do Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, falou sobre o esforço das universidades para criar projetos culturais e de inclusão de alcance nacional e mencionou os convênios assinados pela PUC com os governos da Bahia, de Pernambuco e do município do Rio para o estímulo à leitura.
(Texto: Heloisa Oliveira)
(Fotos: Pércio Campos)
(Fotos: Pércio Campos)