Cauxi Cultural ganha edital da Natura


A seleção teve disputa entre 1, 9 mil projetos culturais com participantes de todo Brasil
Manaus - O ano de 2012 ainda nem terminou, mas quem já garantiu começar 2013 com o pé direito é a Cauxi Produtora Cultural, que teve um projeto de pesquisa e documentação musical na região do Alto Rio Negro e monte Roraima (empreendido a partir de janeiro), selecionado na disputa cultural com mais de 1900 projetos da Natura Musical.
Na pré-produção, a produtora organiza uma expedição que tem por finalidade a coleta e registro das manifestações musicais encontradas no decorrer da viagem. Tendo por base o roteiro consagrado do etnógrafo Koch-Grünberg, primeiro a coletar e registrar em mídia as músicas indígenas da América do Sul.
O projeto
A pesquisa apresentada trata-se da ‘Música das Cachoeiras – Do Alto Rio Negro ao Monte Roraima’, que está inserida na modalidade ‘Pesquisa e Documentação’ (recuperação de documentos, digitalização de acervos, registro de manifestações culturais e artísticas tradicionais).
A meta é documentar as músicas e cantos. Nossa meta é documentar as músicas e cantos dos festejos populares dos povos tradicionais da Amazônia ocidental para preparar um livro-CD com o material resultante da expedição.
O acervo sonoro capturado pelos autores tem fundamental importância para a memória e tradição dos povos nativos do Brasil. Por isso, será feito primeiramente um registro atual das manifestações musicais do povo do Monte Roraima, como canto Parischéra e Oareba, dos Taulipang e Macuxi, assim como do Hedéha, Keédena e Uaixamá dos Yekuaná.

Americanas.com

Postagens mais visitadas deste blog

@Binoculocultura

@Binoculocultura
Notícias para seus projetos!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *