Minas Gerais: Cultura expande políticas para o interior



Balanço. Secretaria de Estado interioriza projetos como forma de estimular desenvolvimento local. Para 2013, pasta anuncia início de obras para novo espaço cultural no Maletta e abertura de museus

A Secretaria de Estado de Cultura quer colocar em prática um plano articulado para descentralizar e expandir as ações e políticas culturais para o interior do Estado, mobilizando produtores culturais, artistas, cidadãos e gestores.

Os detalhes sobre o projeto Minas Território da Cultura foram divulgados nessa segunda-feira (17) pela secretária Eliane Parreiras, durante coletiva de imprensa para apresentar um balanço da gestão em 2012 e as perspectivas para 2013.

“O desafio é mobilizar todo o interior em uma ação conjunta e em rede, levando em conta os aspectos de criação e circulação, democratizando o acesso à cultura, com o fortalecimento e qualificação da infraestrutura cultural do Estado”, explicou.

A secretária citou projetos como o Cena Minas, que beneficiou 35 projetos de estímulos às artes cênicas, sendo 18 deles no interior. Outra proposta considerada positiva foi o Fundo Estadual de Cultura, que desde 2006 já repassou R$ 85 milhões para 701 projetos de 247 cidades.

Sobre a disponibilidade de recursos, Eliane garantiu que o governo estadual tem investido na diversificação das políticas de financiamento, por meio de parcerias com a iniciativa privada. Outra ação foi a alteração proposta na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, já enviada pelo governo à Assembleia, com o objetivo de estimular os patrocínios artísticos pelas empresas do Estado.
  
CCBB abre no início do ano

Novos espaços deverão ser abertos nos próximos dois anos no Circuito Cultural Praça da Liberdade. As obras do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) estão previstas para terminar no primeiro semestre de 2013. O CCBB será o maior do Brasil e terá um grande teatro com capacidade para 300 pessoas. As obras do Inhotim Escola e da Casa Fiat de Cultura também devem começar em 2013, com inauguração prevista para 2014.

Maletta terá ateliê de arte

O tradicional edifício Maletta, na avenida Augusto de Lima, centro da capital, ganhará um ateliê coletivo de artes plásticas. As obras estão previstas para começar no ano que vem, com previsão de término para 2014. A ocupação será feita por meio de um edital público que prevê a convocação de oito artistas por ano. A cada seis meses, quatro artistas trabalharão no local, e vão expor suas obras no espaço, de acordo com a secretaria.

Novos museus serão abertos

BH ganhará um novo museu até dezembro de 2013. É o Museu Militar, que funcionará no prédio do atual Tribunal de Justiça Militar, no bairro Funcionários. O prédio será reformado pela Superintendência de Museus e Artes Visuais. Já Cordisburgo, na região Central, abrigará o novo Museu da Gruta de Maquiné, que deverá ser inaugurado em junho de 2013. O Museu integra o projeto de implantação da Rota das Grutas Peter Lund.

Fonte: Band Notícias

PRATIQUE SAÚDE ❤️🏅⭐

PRATIQUE SAÚDE ❤️🏅⭐
Inscreva-se agora, é grátis!

Postagens mais visitadas deste blog

Como Sites Hub melhoram seu tráfego

Outras fontes!

Folha de S.Paulo - Ilustrada - Principal

CNN Brasil

InfoMoney

Contato

Contato
Clic e faça contato!