Museu da Língua Portuguesa


Espaço dedicado à língua portuguesa é o mais visitado da América Latina
Museu utiliza da tecnologia para contar história da língua portuguesaMuseu utiliza da tecnologia para contar história da língua portuguesaQuem imaginaria que a língua falada de um país viraria Museu? Inaugurado oficialmente no dia 20 de março de 2006, o Museu da Língua Portuguesa,  instalado no prédio histórico da Estação da Luz, em Paulo, abriu suas portas ao público no dia seguinte. Só nos três primeiros anos de funcionamento o espaço recebeu mais de 1,6 milhão de pessoas. É um dos museus mais visitados de toda a América do Sul.
A instituição conta com uma área de 4.333,62 m² e está distribuída em três andares. Até os elevadores de acesso ao Museu são espaços expositivos, pois permitem uma visão total da escultura Árvore de Palavras, de 16 metros de altura.
Além disso, no interior dos elevadores, os visitantes podem ouvir uma espécie de mantra, composto por Arnaldo Antunes, que repete as palavras “língua” e “palavra” em vários idiomas.
O Museu contou com uma equipe de criação e pesquisa composta por mais de trinta profissionais qualificados, dentre eles sociólogos, museólogos, especialistas em língua portuguesa e artistas.
O espaço, dedicado à valorização e difusão do nosso idioma (patrimônio imaterial), apresenta uma forma expositiva diferenciada, usando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos.
Os principais objetivos do Museu da Língua Portuguesa são mostrar a língua como elemento fundamental e fundador da nossa cultura, apresentando suas origens, história e influências sofridas.
Também pretende aproximar o cidadão usuário de seu idioma, mostrando que ele é o verdadeiro “proprietário” e agente modificador da língua portuguesa, além de favorecer o intercâmbio entre os diversos países de Língua Portuguesa.
O Conhecendo Museus apresentou 15 documentários em sua primeira temporada, todos entre Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. Nesta segunda temporada, são 52 episódios de 26 minutos cada, com produção assinada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), TV Escola (MEC) e Fundação José de Paiva Netto.
Fonte: TV Brasil - EBC

PRATIQUE SAÚDE ❤️🏅⭐

PRATIQUE SAÚDE ❤️🏅⭐
Inscreva-se agora, é grátis!

Postagens mais visitadas deste blog

Como Sites Hub melhoram seu tráfego

Outras fontes!

Folha de S.Paulo - Ilustrada - Principal

CNN Brasil

InfoMoney

Contato

Contato
Clic e faça contato!