O poder do engajamento
Este texto trata do engajamento em Marketing Digital sob o ponto de vista mais teórico. É mais uma etapa do nosso curso de Marketing Digital para Produtores e Artistas.
Agora que você já sabe como funciona a persona nas redes sociais, poderá compreender de onde vem esse termo e como utilizá-lo de forma mais acertiva em seu plano de mídias.
A instauração de uma presença digital é sempre um trabalho de longo prazo e requer tempo de, no mínimo, seis meses para dar início a um projeto. As campanhas podem ser gratuitas, usando o tráfego orgânico, ou pagas através de anúncios impulsionados em banners, redes sociais, jogos, aplicativos e links patrocinados.
O objetivo de ter uma presença digital é interagir com seu público, tornando-o cada vez mais engajado e interessado no seu conteúdo.
O socialgraphics é um termo cunhado cientificamente por Charlene Li e Jeremiah Owyang que propõe uma segmentação do comportamento das pessoas nas redes sociais online e dos relacionamentos entre elas. (MARTHA GABRIEL, 2010).
Este estudo faz com que a relação e o engajamento do público sejam conquistados por meio de uma comunicação mais eficiente e afetiva.
"Monetizar suas paixões." (RODRIGO VINHAS, 2021)
A conquista do seguidor se dá por meio dos argumentos do "coração" e não da razão.
Portanto o engajamento faz do seguidor um apaixonado pelas causas da sua persona e também, pela forma como é expressa essa mensagem - valor ou humor.
Na prática, isso acontece de diferentes formas quando o público:
a) assiste;
b) compartilha;
c) comenta;
d) produz conteúdo sobre seu conteúdo;
e) faz curadoria de conteúdo.
Todas essas ações indicam uma pirâmide de comportamentos que determina graus de engajamento do público.
Portanto, assistir, compartilhar, comentar, produzir e fazer curadoria são etapas do engajamento e cada uma delas é um impulso para seus seguidores se tornarem os "seguidores fiéis".
Referências:
GABRIEL, Martha. Marketing na Era Digital. São Paulo: Novatec Editora. 2010.
VINHAS. Rodrigo. Odisséia Digital. Jornada Digital #79. Canal no YouTube. 2021.
Comentários