Cúpula apoia Marco Civil da Internet e defende “Ley dos Medios” para o Mercosul


Guilherme Strozi - EBC

Cúpula Social do Mercosul apoia a Ley dos Medios para todos os países do Mercosul (Eduardo Raigner)
           A Ley dos Medios, uma lei que altera a legislação dos meios de comunicação, aprovada na Argentina, recebeu apoio nesta quarta-feira (5) da sociedade civil presente na Cúpula Social do Mercosul, em Brasília. O apoio foi dado pela oficina de Democratização da Comunicação e Cultura Digital, com o objetivo de estimular o debate da regularização dos meios de comunicação nos países do bloco.
Segundo os manifestantes, a lei representa um avanço na reforma das leis sobre comunicação no país por buscar a quebra do monopólio de grandes grupos empresarias no setor.
Para o embaixador argentino no Brasil, Oscar Laborge, a lei surge em um momento onde a Argentina enfrentava um monopólio muito grande na área das comunicações. Ele lembra que dia 07 de dezembro de 2012, as empresas tem o último dia para apresentar uma proposta de reorganização de seus grupos midiáticos ao governo federal.
Entenda a Ley dos Medios, por Oscar Laborge.
O ciberativista, Sérgio Amadeu, afirma que a Ley dos Medios deveria seguir de exemplo para os outros países do Mercosul, no sentido de orientar um processo de regulação da mídia nos países membros.
Ele também defende a aprovação, no Brasil, do Marco Civil da Internet, que defende o uso livre da internet e não responsabiliza o provedor das ações feitas pela usuário na rede. Amadeu também defende que este mesmo modelo de legislação seja seguido pelos países do Mercosul.
Entenda o Marco Civil da Internet, por Sérgio Amadeu
No final, as propostas dos cidadãos, grupos e movimentos sociais presentes na oficina, foram sintetizadas em um relatório, que fará parte do documento final a ser finalizado pela Cúpula Social do Mercosul, e entregue aos presidentes dos cinco países membros do Mercosul, que estarão presentes em Brasília, no dia 07 de dezembro, durante a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul.
Saiba como ficou o documento final pela coordenadora da oficina, Rosane Bertotti:
  • Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0


Fonte: http://www.ebc.com.br/noticias/internacional/2012/12/oficina-apoia-marco-civil-da-internet-e-defende-ley-dos-medios-para-o

Americanas.com

Postagens mais visitadas deste blog

@Binoculocultura

@Binoculocultura
Notícias para seus projetos!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *