Ajude quem te ajuda! Help me, please!

Ajude quem te ajuda! Help me, please!
Faça sua singela contribuição! Donate now!

Nova liminar da Justiça do Rio impede demolição de antigo Museu do Índio


Vitor Abdala - Agência Brasil27.01.2013 - 15h04 | Atualizado em 27.01.2013 - 15h33

Manifestantes no antigo Museu do Índio (Foto: Tânia Rêgo/ABr)


Rio de Janeiro – O plantão do Tribunal de Justiça do Rio concedeu ontem (26) liminar à Defensoria Pública do estado, impedindo a demolição do antigo Museu do Índio, localizado ao lado do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. A decisão foi tomada pelo juiz André Felipe Tredinnick.
A Justiça determina uma multa de R$ 60 milhões caso a decisão seja descumprida. O juiz justifica sua decisão por um documento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que considera o imóvel, construído há 150 anos, de “valor não apenas por suas características arquitetônicas, mas como memória e identidade dos povos indígenas”, diz o texto da liminar.
A decisão considera ainda que a demolição do prédio seria “injustificável” e um “dano irreparável”. “A Fifa [Federação Internacional de Futebol] manifesta-se por meio de ofício de 24/09/12 que nunca solicitou a demolição do antigo Museu do Índio. Assim, não há nenhuma justificativa para a desocupação do imóvel ou sua demolição”, acrescenta o texto.
Edição: Graça Adjuto

Fonte: Agência Brasil
http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2013/01/nova-liminar-da-justica-do-rio-impede-demolicao-de-antigo-museu-do-indio

Postagens mais visitadas deste blog

Folha de S.Paulo - Ilustrada - Principal

CNN Brasil

InfoMoney

Outros Blogs pra ler e compartilhar!