I Encontro Mineiro de Pesquisadores da Cultura


Data de Publicação: 12.03.2013
Autor: marcelo.davila
Nos meses de abril e maio, haverá a realização do I Encontro Mineiro de Pesquisadores da Cultura (I EMPC). O objetivo do Encontro é se constituir como um espaço de reflexão e compartilhamento de pesquisas sobre as diversas faces e dimensões da cultura, realizadas em Minas Gerais. Pretende-se, também, fortalecer o campo de pesquisa em cultura por meio da integração da produção de conhecimentos produzidos nos espaços e processos acadêmicos e não acadêmicos. Importante ressaltar: acadêmicos e não acadêmicos.
O primeiro Encontro de Pesquisadores da Cultura foi realizado em São Paulo, em janeiro de 2012 e deu origem a uma demanda por outros encontros regionais e estaduais, que agrupassem geograficamente profissionais que se dedicam à pesquisa cultural. Com isto, em agosto de 2012 foi realizado o Encontro Fluminense e Capixaba de Pesquisadores da Cultura. Outro evento confirmado é o I Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, que será realizado entre 01 e 03 de setembro, em São Paulo.
Em um estado de dimensões geográficas tão desafiadoras, estamos propondo realizar o EMPC em plataforma virtual, de forma a permitir participação e sustentabilidade ao mesmo. além disso, acreditamos que desta forma poderemos transformar o encontro em um processo continuo de informação e debate, além de constituir um banco de dados de pesquisas em cultura. A ideia é hospedarmos o EMPC em uma plataforma como a Ning, especializada na criação de redes sociais.
 As etapas de realização do Encontro são as seguintes:
 1. Lançamento do site do Encontro Mineiro de Pesquisadores da Cultura;
 2. Lançamento de vídeos institucionais com os realizadores dos Encontros de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo;
 3. Lançamento da rede Ning e recepção das pesquisas;
 4. Lançamento de vídeos-convites com os participantes das mesas virtuais;
 5. Produção de três mesas virtuais ao longo de 01 mês. Essas mesas serão realizadas por meio da ferramenta Hangout, uma plataforma do Google que permite o bate-papo entre um grupo de pessoas. Essas conversas serão transmitidas em nosso site e contarão com o auxílio de um mediador. O público poderá se manifestar por meio de mensagens virtuais que serão encaminhados através do mediador. Os temas sugeridos para as mesas e as datas (também sugeridas) são:
o Mesa 1 :Pesquisar a cultura dentro e fora da academia: desafios e possibilidades
o Mesa 2: Metodologias de Pesquisa em Cultura
o Mesa 3: Conhecimento e transformação: pesquisando políticas culturais
o 24 de abril: lançamento do wordpress, lançamento dos vídeos da 1ª mesa;
o 08 de maio: hangout da 1ª mesa
o 09 de maio: lançamento dos vídeos da 2ª mesa
o 15 de maio: hangout da 2ª mesa
o 16 de maio: lançamento dos vídeos da 3ª mesa
o 22 de maio: hangout da 3ª mesa
Com isso, queria pedir a você ampla divulgação desse Encontro, para que possamos fazer desse evento uma discussão rica, interativa e que realmente possa contribuir com a pesquisa em cultura em Minas Gerais. Temos 853 municípios, várias formas de fazer culturais, e temos certeza de que esse encontro promoverá uma troca riquíssima de experiências, conversas e muito mais.
Divulgue em suas redes, articule-se e participe! Para mais informações, acesse o link do evento:http://www.facebook.com/PesquisaEmCulturaMG ou mande e-mail parainfo@observatoriodadiversidade.org.br
Fonte: OBEC

PRATIQUE FITNESS 🏅

PRATIQUE FITNESS 🏅
Inscreva-se aqui! Faremos contato!

Postagens mais visitadas deste blog

Como Sites Hub melhoram seu tráfego

Outras fontes!

Folha de S.Paulo - Ilustrada - Principal

CNN Brasil

InfoMoney

Contato

Contato
Clic e faça contato!