Copa 2014 fica sem projeto das arenas culturais

Em reunião realizada em Brasília nesta quinta-feira (17), com a presença da Ministra da Cultura Marta Suplicy, representantes da Fifa, secretários municipais e estaduais da Copa 2014, e Cultura, foi decidido pelo cancelamento do projeto Arenas Culturais, ação que estava prevista para as 12 sedes da Copa 2014.

Em comum acordo como Comitê Organizador Local, o Ministério da Cultura vai trabalhar com quatro eixos culturais, envolvendo artes, criativo e diverso, apresentando a diversidade cultural dentro do espaço das Fan Fest. Em Curitiba será o Parque Barigui.

“Não há dinheiro no mundo que compre a exposição que a Copa proporciona ao País”, disse a ministra da Cultura, que pediu apoio e parceria das cidades-sede, principalmente nas atividades como Fan Fest, enfeites de ruas e locais de public view. “Vamos preparar uma grande agenda cultural, proporcionando um legado com participação intensa dos governos municipal e estadual”, ressaltou Marta Suplicy, revelando que nos próximos dias será lançado o programa ‘Nuvem da Cultura’, um grande banco de dados da área cultural.

Segundo o secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa 2014, Mario Celso Cunha, o ministério da Cultura fechou compromisso de ajudar, pelo menos seis das 12 sedes, financeiramente nos projetos e editais das Fan Fest, através de uma empresa contratada. “O projeto da Fan Fest apresentado pela sede de Curitiba, através do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), é modelo nacional”, afirmou o secretário.

Segundo a secretária executiva do ministério da Cultura, Jeanine Pires, “o importante é deixar um grande legado de imagens e conhecimento”, revelando que o ministério fará um encontro nos dias 27, 28 e 29 de janeiro de 2013, em Brasília, com a participação da presidente Dilma Rousseff, ministros e prefeitos das 12 sedes. “No dia 28 será lançado o poster oficial da Copa 2014”, disse Jeanine.

De acordo com o assessor técnico da Fifa, Estevão Sanchez, “o apoio do COL para as atividades culturais dentro das Fan Fest é oficial. Estádio e Fan Fest são alvos diretos da mídia e do público que participa de uma Copa do Mundo”, completou.

Até o dia 31 de janeiro serão trabalhadas as estruturas culturais de todas as sedes, para finalizar os projetos. “Em fevereiro visitaremos pessoalmente cada local para ajustes e conhecimento das particularidades de cada cidade”, disse a assessora para Assuntos da Copa 2014 do Ministério da Cultura, Fernanda Hummel.

Fonte: Agência do Paraná
http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=72701

Americanas.com

Postagens mais visitadas deste blog

@Binoculocultura

@Binoculocultura
Notícias para seus projetos!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *