Inovação e Economia Criativa


Fruto de um projeto lançado com incentivo do Ministério da Cultura e em parceria com o Sebrae, o Movimento Hotspot realiza um festival que pretende revelar talentos do campo da criatividade: o Festival Movimento HotSpot. A abertura oficial do evento contou com a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy, e de muitos outros integrantes da equipe do Ministério da Cultura (MinC). Realizado na noite desta quarta-feira (3) na sede do Sebrae, em Brasília, participaram, também, a secretária executiva da Pasta, Jeanine Pires, e a secretária da Economia Criativa, Cláudia Leitão.  
A ministra Marta Suplicy falou aos presentes sobre a importância da valorização da criatividade e o poder da indústria criativa que o Brasil possui.  "Estamos vendo hoje uma das primeiras ações concretas em um campo muito vasto e rico. Isto é um exemplo do que se pode fazer e alcançar com algo extremamente importante e novo para o Brasil e para o mundo. Acreditamos muito em todo este potencial que o Brasil e os brasileiros têm no campo criativo", afirmou a ministra.
O festival consiste em uma das etapas de um projeto que busca, premia e expõe a inovação em todo o Brasil. Aberto ao público, o evento apresenta o trabalho de novos talentos em fotografia, filme, arquitetura, design gráfico, ilustração, cenografia, beleza, moda, design e música. A abertura do evento teve especial do designer Samuel Cirnansck.
Para o presidente do Sebrae, Luiz Barreto, o evento é de grande importância no campo do empreendedorismo e da inovação. Segundo ele, a criatividade é uma característica inerente aos tempos atuais, nos quais tudo converge para a criação.   
Sobre o Movimento HotSpot
Em março de 2012, um projeto lançado com incentivo do Ministério da Cultura e em parceria com o Sebrae fez um convite para brasileiros com criatividade e vontade: "Tire sua ideia da gaveta". Desde então, o movimento recebeu mais de 1.500 inscrições e um total de 305 propostas criativas foram escolhidas para integrar um festival de criatividade que vai passar por 10 capitais brasileiras, começando por Brasília.
Investindo em novos talentos, o projeto vai mostrar o potencial da criatividade em todo o Brasil. Um grupo de curadores é responsável por escolher os melhores talentos. Todos os vencedores receberão prêmios de R$ 10.000,00.
Parceria HotSpot, Sebrae e MinC
O Ministério já trabalha em parceria com o Sebrae no campo da Economia Criativa. Atualmente, o Sebrae conta com 153 projetos de economia criativa, trabalhando para aumentar a formalização de trabalhadores do setor. O movimento HotSpot se alinha com os objetivos do Sebrae e MinC, de fortalecer a Economia Criativa por meio de cadeiras produtivas ligadas a setores como moda, música, startups e design, utilizando a inovação e a criatividade e buscando interagir e aprender com novos talentos.
Segundo a secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura, o HotSpot é uma iniciativa que valoriza a diversidade brasileira e traz ao conhecimento do grande público um conceito novo . "Esta economia que está aqui no HotSpot e o poder que ela tem ainda não é muito percebida. O Brasil está começando a compreender que, cada vez mais, deve trabalhar a sua imagem associada aos produtos criativos que temos. Há uma expectativa do mundo com relação à criação brasileira que pode e deve ser atendida por meio de trabalhos como estes que temos hoje aqui".
(Texto Lara Aliano / Ascom MinC
Fotos: Elisabete Alves)
Fonte: MinC

Comentários

PRATIQUE FITNESS 🏅

PRATIQUE FITNESS 🏅
Inscreva-se aqui! Faremos contato!

Postagens mais visitadas deste blog

Como Sites Hub melhoram seu tráfego

Outras fontes!

Folha de S.Paulo - Ilustrada - Principal

CNN Brasil

InfoMoney

Contato

Contato
Clic e faça contato!