Virada cultural de BH é adiada para dezembro


A primeira Virada Cultural de Belo Horizonte, prevista para acontecer neste mês de setembro, pode acontecer em dezembro. Quem afirma é o vereador Daniel Nepomuceno, autor do projeto que se transformou na Lei 10.446, de 29 de março deste ano, que instituiu a Virada. Segundo o político, que vem articulando o evento junto à Prefeitura, o evento irá acontecer na semana do aniversário de Belo Horizonte, 12 de dezembro, provavelmente entre sábado e domingo. Foi preciso alterar a data, pois estava em cima da hora e houve mudanças bruscas em todos os quadros da Prefeitura”, afirma.
A Fundação Municipal de Cultura confirma estar à frente do projeto, mas não assegura uma data oficial. Segundo a assessoria do órgão, a Virada não irá depender de recursos públicos diretos e deve ser realizada através de parcerias com a iniciativa privada, mas ainda não divulga nomes.
De acordo com o vereador Nepomuceno, diversas empresas e organizações já demonstraram interesse em financiar o evento – ele cita a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), mas afirma que ainda não há contratos definidos. De acordo com o político, tampouco está definida a programação. “Entregamos à Prefeitura um estudo detalhado de custos, estimativa de público, locais para realização do evento e sugestões de atividades, que está sendo avaliado”, comenta.
O estudo não foi divulgado, mas o vereador adiantou que a proposta, até o momento, é que a Virada aconteça principalmente na região Central – e deve incluir espaços na Savassi. O evento vai priorizar artistas belo-horizontinos e mineiros e se integrar ao calendário oficial de comemoração do aniversário de Belo Horizonte. A expectativa de público gira em torno das 500 mil pessoas e a proposta é que os eventos sejam gratuitos. “Uma pequena parte das operações serão organizadas, a ideia é que coletivos e grupos artísticos de BH tenham liberdade para propor e realizar suas ações”, diz Nepomuceno.
Ainda segundo Nepomuceno, o site www.viradaculturalbh.com.br, que vem recebendo indicações de artistas para se apresentarem na Virada, não tem caráter oficial. “Estamos utilizando o site para sondar o interesse do público”, diz.

Americanas.com

Postagens mais visitadas deste blog

@Binoculocultura

@Binoculocultura
Notícias para seus projetos!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *