Em iniciativa inédita, Secretaria de Cultura publica edital para ‘Rodada de Negócios’ do Música Minas


Parceria com o SEBRAE-MG gera oportunidade de crescimento para profissionais da cadeia produtiva da música

O Música Minas, programa de fomento à produção e divulgação da música mineira, realizado em parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e a Sociedade Independente da Música – SIM, representante do Fórum da Música de Minas Gerais, anuncia a publicação do Edital ‘RODADA DE NEGÓCIOS 2012’.
A ação é inédita no Programa e foi inteiramente desenvolvida em parceria com o SEBRAE-MG. Tem por objetivo incentivar a prática empreendedora entre representantes da cadeia produtiva da música, além de ampliar a participação da produção musical do estado em outros mercados. Os selecionados terão direito à concessão de benefícios (que poderão ser utilizados para custear despesas com transporte interestadual, hospedagem e alimentação), além departiciparem de uma capacitação, oferecida pelo Sebrae, visando ao bom aproveitamento do evento.
Serão selecionados artistas, produtores e representantes de grupos musicais, de estilos e gêneros variados, para a participação na ‘Rodada de Negócios’ em São Paulo, que reunirá representantes de eventos, empresas e entidades ligadas ao setor de cultura. A proposta é estabelecer novas parcerias a partir da apresentação e divulgação dos trabalhos desenvolvidos em Minas Gerais. 
Segundo Eliane Parreiras, Secretária de Estado de Cultura, o lançamento desse edital pretende aperfeiçoar as ações já desenvolvidas pelo Programa Música Minas e tem como missão incentivar a sustentabilidade do setor, oferecendo aos artistas e técnicos ferramentas para o aprimoramento dos mecanismos de gestão de carreiras. “Nesta ação pretendemos colocar os artistas em contato com o que há de mais moderno em termos de empreendedorismo, para que eles possam, individualmente ou em grupo, estabelecer avanços profissionais significativos e ampliar a participação no mercado nacional e internacional”.
A Rodada de Negócios do Programa Música Minas será realizada no dia 04 de dezembro de 2012, no Espaço Minas Gerais, na Rua Minas Gerais, 246,Higienópolis,em São Paulo. Os interessados em participar podem enviar suas propostas até o dia 22 de novembro de 2012.
A documentação exigida deve ser postada com AR, exclusivamente para o endereço: Programa Música Minas – Edital Rodada de Negócios – Caixa Postal 100 - CEP 30.161.970. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo endereço: contato@musicaminas.com
O Edital e seus respectivos formulários de inscrição estão disponíveis nos sites www.musicaminas.comwww.cultura.mg.gov.br

Um mercado em expansão
Juliano Jubão, Coordenador do Programa Música Minas, lembra o quanto a oportunidade é valiosa para o desenvolvimento do setor. “Acredito que uma das grandes dificuldades para os artistas é entenderem a música como um negócio e, para além disso, conseguirem discutir questões como essa com parceiros estratégicos”, diz.
Jubão lembra que o mercado musical é responsável pela geração de milhares de empregos diretos e indiretos e conta com uma variedade de profissionais como técnicos de som e luz, fotógrafos, roadiesdesigners, cenógrafos, produtores, jornalistas e etc. “Apesar disso, os profissionais do setor ainda enfrentam muitas dificuldades para conseguir sobreviver. Talvez este seja o grande nó do processo: fazer com que os processos de criação e produção sejam sustentáveis para os próprios artistas”, enfatiza.
Apesar dessa constatação, o músico pondera que o cenário musical vem sofrendo uma série de mudanças, principalmente no que diz respeito à profissionalização, “o que produz resultados visíveis, uma vez que trabalhos desenvolvidos de forma planejada são justamente os que conseguem maior destaque no cenário local e estão alcançando a tão almejada inserção no mercado internacional”, conclui.

Sobre o Programa Música Minas
Desde o seu lançamento, em 2009, o Programa MÚSICA MINAS já beneficiou mais de 740 artistas, por meio de propostas selecionadas via editais. A iniciativa possibilitou a participação de artistas mineiros em importantes festivais, cursos e eventos em todo o mundo, além de ter realizado ações de representação em feiras internacionais de música como: WOMEX (Copenhague/Dinamarca), BAFIM (Buenos Aires/Argentina), CMJ Music Marathon (Nova York/EUA), CMW - Canadian Music Week (Toronto/Canadá), Mercado da Música Viva De Vic (Espanha), Culturgal - Feiras das Indústrias Culturais da Galícia (Pontevedra/Espanha), dentre outras.
O programa Música Minas é realizado por meio da parceria firmada entre o poder público, representado pela Secretaria de Estado de Cultura e a sociedade civil, por meio do Fórum da Música de Minas Gerais, que reúne entidades organizadas e representativas da música como a AAMUCE (Associação dos Amigos do Museu Clube da Esquina), COMUM (Cooperativa da Música de Minas), FEM (Fora do Eixo Minas), Grupo Cultural NUC, Rede Catitu, SIM (Sociedade Independente da Música) e VALE MAIS (Instituto Sociocultural do Jequitinhonha).

Clique abaixo e faça o download dos arquivos referentes ao edital 'Rodada de Negócios 2012':

PRATIQUE FITNESS 🏅

PRATIQUE FITNESS 🏅
Inscreva-se aqui! Faremos contato!

Postagens mais visitadas deste blog

Como Sites Hub melhoram seu tráfego

Outras fontes!

Folha de S.Paulo - Ilustrada - Principal

CNN Brasil

InfoMoney

Contato

Contato
Clic e faça contato!