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Documentário debate falta de investimentos para cultura

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A exibição será nesta segunda-feira, em duas sessões, no Teatro Ferreira Gullar O Teatro Ferreira Gullar será palco da estreia do documentário S.O.S Bairro da Caema. O curta debate a falta de investimento em espaços públicos de cultura, principalmente o abandono do antigo prédio da Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão (Caema). A exibição será nesta segunda-feira (22), com entrada franca, em duas sessões: uma das 17h e outra às 19h. O documentário tem 16 minutos de duração e apresenta a proposta de transformar o prédio abandonado em um Centro Cultural, com salas de cinema, teatro, galerias de artes, entre outros. Os defensores do projeto, afirmam que centro beneficiaria os bairros da Caema, Beira-Rio e Leandra, sendo um local para resgatar os jovens que trilham o caminho das drogas e prostituição, para encaminhá-los ao caminho da educação, da cultura e das artes. O projeto conta com o apoio da Universidade Federal do Maranhão-campus de Imperatriz, com equipe de produç

Obsolescência e Economia Criativa

Afonso Capelas Jr. Tenho um  smartphone  a pouco mais de um ano e estou percebendo que ele está dando pistas de que pretende deixar de funcionar. A princípio, é um aparelho novo, bem conservado, mas seus sinais apontam que já está com os dias contados. Certamente é sintoma do que se convencionou chamar  “obsolescência programada” . Para quem nunca ouviu falar, trata-se de uma estratégia da indústria para que seus  produtos tenham vida curta . A intenção por trás da tática é simples: satisfazer a necessidade urgente de manter a economia capitalista a todo vapor e alimentar o nosso vício de  consumir  novos produtos. Assim, mais se produz, mais se consome e a economia, em tese, sobrevive firme e forte. O maior símbolo da obsolescência programada é a  lâmpada . Explico: a tática de produzir itens cada vez  menos duráveis  não é de hoje. Nasceu lá nos anos 1920, para impulsionar uma economia debilitada por grandes crises. Naqueles anos, a recém-formada indústria de lâmpadas percebeu

Incubadora de economia criativa encerra inscrições de projetos no dia 31

O Porto Digital encerrará no próximo dia 31 de outubro as inscrição de projetos no Centro de Empreendedorismo e Tecnologias da Economia Criativa do Porto Digital (Portomídia). Segundo a instituição, ao todo, serão selecionados nove empreendimentos. Posteriormente, os projetos serão avaliados por uma comissão julgadora. No final, seis iniciativas serão selecionadas para participar das demais etapas do processo de incubação, com duração total de 18 meses. Clique nos links para conferir o  edital  e o  formulário de inscrição  do Portomídia Os projetos a serem inscritos no Portomídia devem ser nas seguintes áreas: design, jogos digitais, multimídia, cine-vídeo-animação, música e fotografia, que façam uso intensivo de Tecnologia da informação e comunicação (TIC) e do design. Quem já se inscreveu na iniciativa poderá submeter novas versões dos trabalhos, se necessário. Por conta da alteração no prazo de inscrições, outras etapas do processo de incubação também tiveram suas datas alteradas.

Seminário do Sebrae discute o novo "excedente" produtivo das nações em desenvolvimento

Começa 22/10, às 19h30, o Seminário Internacional de Economia Criativa e Design, promovido pelo Sebrae-MG, nos dias 22 e 23/10, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Belo Horizonte. O evento, que integra a programação da IV Bienal Brasileira de Design, traz à discussão um tema que mobiliza economistas e profissionais ligados aos setores criativos. No Brasil, estima-se que mais de 63 mil empresas e 4,6 milhões de trabalhadores atuem nas nove áreas ligadas a esses setores*. Também chamada de economia do intangível, do simbólico, a economia criativa movimenta 2,84% do PIB brasileiro, algo em torno de 104 bilhões de reais. O Seminário vai reunir representantes de diversas instituições e associações, como Aliança Europeia de Indústrias Criativas, Ministério de Indústria e Energia da Espanha e Departamento de Indústrias Criativas e Comércio Exterior do Governo da Cidade de Buenos Aires. Apesar de ser reconhecido pela sua diversidade cultural e por seu potencial criativo, o B

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