Seminário abre debate sobre Museu na Universidade


A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio da Superintendência de Cultura e Comunicação, realizará nos dias 5 e 6 de março o seminário O Museu na Universidade. O objetivo é contribuir para a crescente reflexão interdisciplinar sobre os museus universitários no Brasil e iniciar o processo de concepção, definição e constituição de um museu universitário de arte no Espírito Santo.
O evento, que recebe o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), será realizado no Cine Metrópolis, a partir das 9 horas, e contará com a presença de palestrantes do Brasil e do exterior, do reitor da Ufes, professor Reinaldo Centoducatte, e de representantes dos governos federal, estadual e municipal. As inscrições podem ser feitas por meio do blog Seminário Museu na Universidade.
A superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes, Ruth Reis, destaca que o seminário tem a proposta de iniciar um debate sobre a criação de um museu na Ufes dedicado às artes visuais e a revitalização de seus espaços dedicados ao apoio ao ensino, à pesquisa e à difusão das artes e da cultura, envolvendo professores, estudantes, pesquisadores, técnicos-administrativos, produtores culturais, empresários e profissionais da área.
Serão dois dias de trabalho com conferências e palestras com base nos eixos temáticos "Arte: criação e pesquisa", "Academia: pesquisa e memória" e "Cidade: memória e liberdade". Também serão apresentadas e discutidas diversas concepções de museus e suas formas de gestão, aspectos conceituais e funcionais, além das relações entre cultura, arte educação e cidade.
Participantes
Entre os profissionais que vão participar do evento estão o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José do Nascimento Júnior; o diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Custódio; o curador e coordenador executivo da Comissão Instaladora do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, Delfim Sardo; a historiadora, crítica de arte e diretora do Museo de la Universidad de Tres de Febrero (Buenos Aires), Diana Wechsler; o curador chefe do MAM/RJ e professor da PUC-RJ, Luiz Camillo Osório; o coordenador do Núcleo Experimental de Educação e Arte - MAM RJ, Luiz Guilherme Vergara; e a conservadora e restauradora do Museo Reina Sofía (Espanha), Arianna Vanrell Vellosillo.
Também participarão a professora Almerida da Silva Lopes, líder dos Grupo de Estudos Pesquisas Teóricas em Arte e Teoria e História da Arte Moderna e Contemporânea da Ufes; Valeria Picolli, curadora chefe da Pinacoteca do Estado de São Paulo; Eneida Braga Rocha de Lemos, diretora do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus; Fernando Mendes Pessoa, professor da Ufes e organizador dos Seminários Internacionais Museu Vale; Cristina Freire, vice-diretora MAC-USP; Gilca Flores de Medeiros, professora assistente do Departamento de Artes Visuais da Ufes; Moema Lúcia Martins Rebouças, professora da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes; e José Aparecido Cirillo, pró-reitor de Extensão da Ufes e presidente da Associação de Pesquisadores em Crítica Genética.
 Fonte: Portal UFES

PRATIQUE SAÚDE ❤️🏅⭐

PRATIQUE SAÚDE ❤️🏅⭐
Inscreva-se agora, é grátis!

Postagens mais visitadas deste blog

Como Sites Hub melhoram seu tráfego

Outras fontes!

Folha de S.Paulo - Ilustrada - Principal

CNN Brasil

InfoMoney

Contato

Contato
Clic e faça contato!